+ UFPR

Coplad aprova política de governança, integridade, riscos e controles internos da gestão da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     6 de janeiro de 2020 - 7h52

O Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou, na última reunião, a Política de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos da Gestão da instituição. Homologada pelo Comitê de Governança, Riscos e Controles Internos, a política legitima o trabalho que a instituição vem realizando, focando em mecanismos de governança como liderança, estratégia e controle, transparência, accoutability e integridade, ética, competência, responsabilidade e comprometimento para o atingimento dos objetivos estratégicos.

O instrumento direciona ações para a busca de resultados; promove a modernização da gestão pública; simplifica processos, integrando serviços e melhorando o desempenho organizacional e a gestão dos riscos; e fortalece a integridade e os valores éticos institucionais focados no respeito e princípios da Administração Pública.

A minuta da política foi preparada pela Coordenadoria de Governança e Riscos (CGR) da Pró-Reitoria de Orçamento, Planejamento e Finanças (Proplan), unidade que tem priorizado os mecanismos de governança, a exemplo dos indicadores de governança e gestão; da inovação organizacional; do mapeamento e melhoramento dos processos de gestão de riscos e custos; e do programa de integridade.

“A política aprovada pelo Coplad vem convalidar o trabalho da CGR, que tem proporcionado economicidade, eficiência e eficácia operacional mediante execução ordenada, ética e econômica das operações. Assegura também o alcance dos resultados pretendidos, a exemplo de outros indicadores acadêmicos em que a instituição tem se apresentado entre as dez melhores do país”, comenta Aldemir Junglos, coordenador da CGR.

Para o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Fernando Mezzadri, a CGR está desenvolvendo inúmeras ações para melhorar a gestão e a governança da UFPR e a aprovação da Política de Governança pelo Coplad consolida o esforço da administração em aperfeiçoar seus procedimentos internos. “Com as novas ações nesta área, pretende-se tornar a UFPR uma das principais referências do país”, afirma.