Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cooperação entre UFPR e Embrapa permite trabalho conjunto em pesquisas e na formação de agricultores

A UFPR assinou um termo de cooperação técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a realizações de pesquisa, ensino e extensão. O termo envolve ações conjuntas de transferência de conhecimento e de formação e treinamento de recursos humanos envolvendo a produção agrícola.

Foto equipe da UFPR parceria com a Embrapa
Embrapa e UFPR assinam Termo de Cooperação. foto: arquivo

Firmado pelo chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias, e o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, o acordo tem vigência até 2024 e possibilita que, além do que já está previsto, futuras ações também sejam contempladas.

Segundo o professor Arthur Arrobas Martins Barroso, coordenador institucional do acordo pela universidade, o documento, assinado no dia 15 de maio, possibilita oficializar o plano de trabalho sobre Biologia e Manejo de Plantas Daninhas. “Diversas são as possibilidades abertas com esta celebração, que vão desde a integração de alunos da UFPR com a Embrapa, até a cooperação entre as Instituições na organização de eventos, feiras e publicações técnicas”. Ele também destacou que

O acordo permitirá levar melhorias técnicas aos agricultores, como o uso de cobertura vegetal para o combate a ervas daninhas resistentes. “Temos trabalhado com a utilização de culturas de coberturas e métodos não-químicos utilizados para o controle de plantas daninhas resistentes. Apesar de ser uma tendência, em alguns casos observa-se que a mistura de espécies em cobertura pode não ser tão eficaz quanto ao uso isolado de espécies específicas. Temos atingidos elevados controle de plantas problemáticas com o uso de palhada cobrindo o solo, o que é simples de ser realizado pelo agricultor”, explica Barroso.

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...