Coordenadoria de Cultura convida artistas e agentes culturais da UFPR para cadastrar ações no projeto Balaio Cultural

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Coordenadoria de Cultura (COC), abre o chamamento para que estudantes, docentes, técnicos-administrativos e terceirizados da instituição, que atuam e desenvolvem ações artísticas e culturais, participem do projeto Balaio Cultural.

O Balaio Cultural surgiu do antigo Banco de Talentos, que foi promovido pela COC durante o ano de 2018 com a Caravana PIC, ação do Plano Institucional de Cultura. Em 2022 ele foi reestruturado, renomeado e outras iniciativas foram planejadas para dar suporte ao projeto. Como o Programa Vale Cultura, que está em processo de desenvolvimento.

O Balaio tem por objetivo a coleta e o mapeamento de informações sobre as manifestações e expressões culturais produzidas pela comunidade acadêmica da UFPR para, a partir da análise e compreensão das demandas, oferecer suporte e consultoria às produções; promover a fruição e difusão cultural interna e externa a academia, de modo a ampliar a visibilidade das produções da comunidade acadêmica – além de fomentar a ocupação dos equipamentos culturais e espaços de convivência e lazer da Universidade.

As áreas de atuação contempladas são as mais diversas: artes visuais, artes cênicas, música, intervenções urbanas, artes digitais, artes integradas, performance, literatura, fotografia, cinema, moda, design, culturas étnico-raciais, cultura LGBTQIA+, culturas e manifestações populares, cultura e sociedade, práticas corporais e esportivas, entre outras presentes na instituição.

A ação faz parte das diretrizes do Plano Institucional de Cultura da UFPR e tem como contrapartida fomentar, chancelar e evidenciar as ações culturais produzidas pela comunidade acadêmica. Para fazer parte, preencha o formulário de mapeamento do Balaio.

Com informações da COC/Proec