Extensão e Cultura

Coordenadores de programas e projetos de extensão devem enviar relatório anual de atividades

Superintendência de Comunicação Social     9 de outubro de 2019 - 11h43

A extensão na Universidade Federal do Paraná (UFPR) proporciona o desenvolvimento de ações, realizadas em conjunto com a comunidade, que contribuem para a solução de questões de pertinência social, impactando no cotidiano das pessoas e transformando vidas e realidades. Em 2018, as 990 ações de extensão da universidade estiveram presentes em 49 municípios do Paraná, atendendo aproximadamente 2,5 milhões de pessoas e contando com a participação de cerca de 3,4 mil estudantes, 1,5 mil docentes e 240 técnicos.

Para conhecer, avaliar e qualificar a gestão da extensão, é importante informar e documentar essas ações. Por isso, de 20 de novembro a 20 de dezembro de 2019 as coordenações de projetos e programas deverão submeter o relatório referente ao desenvolvimento anual das atividades extensionistas.

Os dados coletados a partir desses relatórios contribuem para compor uma avaliação da extensão na UFPR, constituindo-se com uma estratégia de planejamento institucional. Assim, é importante que as coordenações das atividades submetam os relatórios primando pelo adequado preenchimento de todos os campos e indicando todos os participantes.

Desde 2001, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior (Forproex), por meio da Comissão Permanente de Avaliação de Extensão, vem debatendo e assessorando as universidades no processo avaliativo. Dessa forma, foram elaborados indicadores de extensão, organizados em cinco dimensões avaliativas, algumas relacionadas à gestão interna e outras ao relacionamento com a comunidade externa: política de gestão; produção acadêmica; infraestrutura; política acadêmica; e relação entre universidade e sociedade.

Prazos

A orientação é que as coordenações submetam o relatório respeitando os prazos segundo a Instrução Normativa Proec n° 06/2019. Neste ano, o prazo do relatório anual é de 20 de novembro a 20 de dezembro, conforme estabelecido pelo Comitê Assessor de Extensão (Caex) junto à Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan). Os relatórios de eventos e cursos também devem ser submetidos até o dia 20 de dezembro.

Com a inclusão dos relatórios anuais neste prazo, será possível elaborar indicadores de extensão mais rigorosos e fidedignos, contribuindo para a avaliação e para a implementação de políticas extensionistas nacionais e da universidade.

Dúvidas

Aqueles que tiverem dúvidas quanto ao preenchimento dos dados no Sistema Integrado de Gestão da Extensão Universitária (Sigeu) devem entrar em contato com a Coordenadoria de Extensão pelo email: coex@ufpr.br ou pelos ramais (41) 3310-2643.