+ UFPR

Consulte o cronograma de funcionamento dos Restaurantes Universitários (RUs) da UFPR no mês de julho

Superintendência de Comunicação Social     7 de junho de 2019 - 18h15

A Pró-Reitoria de Administação (PRA) divulgou o cronograma de funcionamento do mês de julho para os dez Restaurantes Universitários (RUs) da UFPR. Os dias e condições podem ser consultados mais abaixo.

O fechamento de nove unidades (Central, Politécnico, Botânico, Agrárias, Jandaia do Sul, Palotina, Pontal do Paraná, Matinhos e Mirassol) ocorrerá por períodos que vão de 14 a 25 dias. Já o RU de Toledo abrirá apenas no almoço durante 21 dias.

Durante o recesso, o RU do Politécnico, em Curitiba, funcionará de 1 a 10 de julho. Foto: Samira Chami Neves / Sucom UFPR, 11/8/2016

A venda de vouchers para alunos do Campus Rebouças, que têm usado o restaurante universitário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), seguirá o mesmo cronograma de funcionamento dos RUs não centrais de Curitiba.

Além dos RUs, as linhas de ônibus Intercampi e Interpraias serão interrompidas durante parte de julho.

Auxílio

Com a parcela do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) referente a alimentação, a UFPR concederá auxílios-refeição para estudantes selecionados em edital da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). As inscrições estão abertas até a próxima quinta-feira (13).

Como uma das condições para participar da chamada, o estudante precisa receber auxílio-moradia e auxílio-alimentação (ambos) via Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção (Probem) — por meio do qual a UFPR gerencia diversos programas, próprios ou não — ou Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), do Ministério da Educação (MEC).

Subsídio

A suspensão das atividades dos RUs durante o recesso de julho, que não é usual para o período, foi uma das medidas tomadas pela universidade para o enfrentamento do corte de 30% das verbas discricionárias.

O conjunto de ações tomadas pela UFPR frente aos cortes tem como principal meta impedir prejuízo aos contratos em andamento nas unidades administrativas e acadêmicas. Por meio deles, são empregados cerca de 1,5 mil trabalhadores terceirizados.

A UFPR informa que utiliza recursos próprios para subsidiar a maior fatia referente à operação dos seus restaurantes universitários. Além dos RUs, alguns exemplos dos benefícios subsidiados pela universidade são o transporte Intercampi e os atendimentos na área de saúde e de apoio pedagógico oferecidos pela Prae.

O Pnaes, do governo federal, custeia as gratuidades dos RUs apenas para estudantes com comprovada vulnerabilidade socioeconômica e classificada no sistema de avaliação. No caso da UFPR, o valor do Pnaes para o ano é de aproximadamente R$ 22 milhões, dos quais R$ 3,4 milhões subsidiam refeições. Atualmente, cerca de 2,3 mil estudantes da UFPR recebem o auxílio-refeição.

O Pnaes é usado para custear diversos outros auxílios, ente os quais o permanência, o moradia e o creche. A soma entre os recursos do Pnaes e dos outros programas de assistência estudantil do governo federal na UFPR — o Promisaes e o Incluir, voltado a estudantes com deficiência — perfaz R$ 23,2 milhões.

CRONOGRAMA DE FUNCIONAMENTO DOS RUs EM JULHO

Aberto: 1/7 a 7/7
Fechado: 8/7 a 21/7
Aberto: 22/7 em diante