Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Conselho Universitário aprova proposta de ocupação dos edifícios Teixeira Soares e José Munhoz de Mello

O Conselho Universitário (Coun) da UFPR aprovou nesta quinta-feira (03), por unanimidade, a proposta de ocupação dos espaços físicos dos edifícios Teixeira Soares, no Campus Rebouças, e Professor José Munhoz de Mello, situado na Rua Ubaldino do Amaral.

O prédio do Rebouças abrigará o curso de Turismo e parte do Setor de Educação. Já o espaço do José Munhoz de Mello receberá diversos serviços da UFPR, como a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que será totalmente deslocada para a nova estrutura. Devem ainda fazer parte do complexo da Ubaldino a Editora da UFPR e a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade, recentemente criada pelos Conselhos Superiores da universidade.

A decisão é fruto de um longo processo de diálogo conduzido pela Reitoria com a comunidade universitária, envolvendo não apenas o Coun, mas também os Conselhos Setoriais. “A proposta de ocupação desses espaços foi elaborada a partir de um diálogo democrático e construtivo, que levou em conta questões orçamentárias, a otimização da estrutura física e as demandas dos setores da universidade”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Diálogo democrático e construtivo levou à aprovação da proposta, disse o reitor Ricardo Marcelo. Foto: Marcos Solivan – Sucom/UFPR

O planejamento foi especialmente necessário no caso do Edifício Teixeira Soares. O projeto original do Campus Rebouças – localizado no antigo terreno da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), no centro de Curitiba, e cedido à UFPR em 2008 – previa a construção também do Anexo B, que acabou não se concretizando em razão de pendências judiciais e de limitações orçamentárias. Isso exigiu uma nova configuração para o uso do espaço. Esta foi a terceira reunião realizada pelo Coun para tratar da ocupação do Edifício Teixeira Soares, cuja obra foi entregue à UFPR há pouco mais de um mês.

De acordo com o reitor, a liberação dos edifícios Teixeira Soares e Professor José Munhoz de Mello para uso permitirá ampliar setores da UFPR e desafogar unidades administrativas que hoje ocupam espaços apertados, melhorando a qualidade do atendimento à comunidade universitária. Além disso, a reestruturação trará economia mensal de cerca de R$ 40 mil em gastos com alugueis de imóveis ocupados por unidades da UFPR, como a “Casa Lilás” e a “Casa Amarela” (onde hoje funcionam parte do Setor de Ciências Humanas e a Agência Internacional).

“Este é um grande dia para a UFPR. Mesmo num momento de cortes expressivos de recursos – sobretudo para obras – a universidade pode inaugurar um moderno campus novo e ampliar e melhorar nossos espaços, neste caso para os Setores de Educação e de Ciências Humanas”, afirmou o reitor.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...