Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Conselho Universitário aprova criação de novos cursos

O reitor Zaki Akel Sobrinho e a Profa. Maria Lucia Teixeira (Prograd) durante coletiva de imprensa sobre novo campus - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Um novo campus no Norte do Paraná, onze cursos novos, 450 vagas a mais na UFPR. O Conselho Universitário da UFPR (Coun) aprovou em sessão extraordinária nesta quinta-feira (08) a criação de cursos nos campi de Curitiba, Palotina, Pontal do Sul e no recém-implantado campus avançado de Jandaia do Sul.

Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, este é “um dia histórico, que consolida o projeto de interiorização na UFPR”. O Coun definiu que o curso de Fisioterapia passa a ser ofertado em Curitiba, com 50 vagas. O curso existente continua funcionando no Setor Litoral, em Matinhos, até a formatura das turmas em andamento. Em Palotina, o curso de Tecnologia em Aquicultura passa a ser Engenharia de Aquicultura, com 60 vagas. Além disso, foram criadas as Licenciaturas em Computação, com 50 vagas; em Ciências
Biológicas, também com 50 vagas e em Ciências Exatas, com 100 vagas.

O Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná, passa a ofertar a Licenciatura em Ciências Exatas, com 50 vagas. No novo campus de Jandaia do Sul, foram criadas três Engenharias – de Produção, de Alimentos e Agrícola – e duas licenciaturas – em Computação e em Ciências Exatas – cada uma com 50 vagas. Os novos cursos já devem ser ofertados no vestibular 2013/2014. “É uma resposta para as pessoas que pedem mais educação, mais saúde. A UFPR está se engajando e vamos oferecer mais de seis mil vagas no próximo vestibular”, diz Zaki Akel.

Jandaia do Sul
A criação do campus na cidade de Jandaia do Sul, no Norte Central, deve atender dois milhões de habitantes dos 28 municípios que compõem o Vale do Ivaí. Após aprovação do campus pelo Coun, em abril deste ano, uma comissão analisou as demandas e a realidade da região para definir os cursos a serem ofertados.

A prefeitura de Jandaia do Sul vai doar um terreno de 300 mil m­² – há quatro locais em estudo – e a UFPR receberá investimentos de R$45 milhões do Ministério da Educação para obras e equipamentos. O MEC também liberou concurso para preencher 138 vagas – 62 docentes e 76 técnicos administrativos – do novo campus. Nos primeiros anos, a UFPR terá que locar espaços até que as obras do novo campus sejam concluídas. As primeiras turmas, que entram em 2014 através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), terão aulas na Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan).

A coordenadora de Políticas de Ensino da Graduação da UFPR, Maria Lúcia Accioly Teixeira Pinto, conta que os projetos pedagógicos de Jandaia do Sul partiram de uma matriz curricular que permite ao aluno transitar entre diferentes áreas para ter uma formação mais completa. Tanto nas engenharias quanto nas licenciaturas, nos dois primeiros a base é comum e depois o aluno segue a habilitação escolhida. “As comissões fizeram um trabalho inovador. A integralização permite que o aluno agregue conhecimentos para se habilitar a outros registros. Outra inovação é a Licenciatura em Computação, que forma o professor de informática e o profissional habilitado a trabalhar com educação a distância, materiais didáticos e softwares”, explica Maria Lúcia.

A instalação da UFPR na região deve propiciar o crescimento do Vale do Ivaí. “A Universidade vai estimular o desenvolvimento regional e fixar os talentos locais, transformando a localidade. É um marco para abrir o segundo centenário da UFPR”, completa o reitor.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...