Ciência e Tecnologia

Conselho apoia suspensão das atividades acadêmicas e PRPPG divulga orientações e procedimentos

Superintendência de Comunicação Social     18 de março de 2020 - 8h29

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) corroborou, em reunião extraordinária nesta terça-feira (17), a decisão de suspender as atividades acadêmicas na instituição no período de 16 a 30 de março. A suspensão dessas atividades já havia sido comunicada pela gestão da UFPR no domingo (15), após reunião emergencial com outras instituições de ensino e representantes das áreas de saúde. A medida foi adotada em função da pandemia do COVID-19 (Coronavírus).

Nesse contexto, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) publicou um documento com orientações para o período indicando a suspensão de atividades didáticas presenciais ou remotas e recomendando que orientações de especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica sejam mantidas de forma remota.

Com relação às bancas de defesa e qualificação, a orientação é para que sejam realizadas integralmente no modo remoto, desde que orientador e orientado estejam presentes na mesma sala. As bancas presenciais que não puderem ser adiadas poderão ser realizadas sem presença de audiência.

Os processos seletivos para ingresso de novos pós-graduandos devem ser suspensos. Já as atividades de pesquisa prosseguem, sob responsabilidade dos coordenadores de projeto, desde que observadas as orientações gerais para evitar o contágio do COVID-19.

A entrega dos relatórios parciais de iniciação científica foi adiada para 6 de abril. No entanto, o calendário para inscrições do edital de iniciação científica está mantido para 19 de março. A manutenção visa assegurar o pagamento de bolsas no mês de agosto. No âmbito do Projeto CAPES-PRINT/UFPR, estão mantidos os calendários de inscrição, seleção e implementação de benefícios.

Confira todas as recomendações da PRPPG.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus