Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Consciência Negra: semana tem exposição, palestra e debates

O Mês da Consciência Negra segue com uma intensa programação de atividades, construídas em uma articulação entre Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), núcleos de pesquisa e extensão, coletivos de estudantes e grupos artísticos. Celebrado no dia 20, o dia da consciência negra marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. 

Os eventos da semana envolvem desde debates e palestras até programação cultural. A exposição “A Saia que Gira- Cartografando o feminismo negro nas portas bandeiras das escolas de samba de Curitiba” segue em exibição no hall de entrada do Prédio Histórico até o dia 19. Depois, segue para o  Campus Rebouças, onde fica até o dia 31.

Na terça-feira (12), a psicóloga Fernanda Pedrozzo ministra a palestra “População Negra e Psicologia Clínica”, na sala 204, no segundo andar do Prédio Histórico.  O evento será das 16h30 até 17h30. Na mesma data, o  prédio administrativo do Politécnico sedia o debate “Ser branco numa sociedade racializada”, a partir das 17h. Na quinta (14), às 17h30, o hall da Biblioteca do Politécnico recebe o “Black Talks – Masculinidades”. No sábado (16), o evento “Um baile bom – território negro” será realizado na Sociedade 13 de Maio.

Outros eventos da cidade também se alinham à programação do mês da Consciência Negra. A Festa do Rosário ocorre de 14 a 17 de novembro, no Centro Histórico, enquanto o Memorial de Curitiba recebe a Feira Literária Afro-Paranaense, no mesmo período. No domingo (17), às 9h30, haverá lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito, também como parte da programação.

Confira a programação completa do evento aqui.

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...