Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Consciência Negra: pesquisa, cultura e debates marcam eventos do MAE da UFPR em novembro

O Museu de Arqueologia e Etnologia (Mae) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fará eventos online entre os dias 11 e 26 de novembro em alusão ao Dia da Consciência Negra no Brasil, celebrado em 20 de novembro. Os eventos reúnem pesquisa, expressões culturais e debates — entre eles, sobre as políticas afirmativas no ensino superior — sobre temas da questão negra no Brasil e na América Latina.

Parte da programação é de transmissões que serão realizadas pelo canal do Mae no YouTube. Também participam da realização o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFPR a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Veja abaixo a programação:

Música (21/11)

No sábado (21) haverá uma edição especial, chamada “Consciência Negra Musical”, do programa Tropicana Musical, transmitido às 15 horas pela Rádio Paraná Educativa (97.1 FM em Curitiba e Região e pela internet). O programa tem participação do professor Edwin Ricardo Pitre-Vásquez, do Departamento de Artes (Deartes) e do Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia (Grupetno) da UFPR. A programação musical da edição especial dará ênfase a artistas, repertórios e ambientes musicais da América Latina, em especial músicas executadas por mulheres negras do continente americano.

Pesquisas (11 a 19/11)

Às quartas e quintas-feiras do período entre os dias 11 e 19 de novembro, sempre às 16 horas, o Mae realiza uma série de entrevistas ao vivo com pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGAA) da UFPR. Os participantes serão Bruna Reis que pesquisa as figuras de Chico Rei e Maria Conga nas memórias sobre a escravidão dos Congados de Ouro Preto (MG); Éber Silva, que investiga a experiências de pessoas com deficiência no quilombo João Surá; José Roberto Barbosa, que estuda a memória do Quilombo Brotas de Itatiba (SP); e Rosana de Paula, autor de trabalho sobre a organização política do quilombo Ribeirão Grande/Terra Seca (SP). As entrevistas ficarão disponíveis no canal do Mae-UFPR.

Oficina (20/11)

Uma das lives será a de estreia da “Faça Você Mesmo”, série pela qual a equipe do Mae pretende ensinar a fazer versões domésticas de artefatos e outras produções culturais. Dentro da série, às 15 horas desta sexta (20), a museóloga Tamara Evangelista busca ensinar a fazer um xequerê feito de materiais recicláveis. O instrumento musical é uma espécie de chocalho usado em manifestações culturais afro-brasileiras, tais como o maracatu.

Falas (25 e 26/11)

No dia 25, o Mae promove uma entrevista com o artista Leandro Júnior, um dos selecionados para a exposição “A Substância da Terra: O Sertão”, do Museu Nacional da República, em Brasília, pelo curador canadense Simon Watson. A mediação é de Judit Gomes da Silva, do Neab-UFPR. A entrevista será transmitida a partir das 16 horas pelo YouTube.

Já no dia 26, ocorre a mesa redonda “Impactos das Ações Afirmativas nos sistemas de Pós-Graduação: experiências de discentes do PPGAA-UFPR”, que colocará em discussão o sistema de vagas reservadas adotadas pelo programa desde 2016. Atualmente o PPGAA é um dos cinco programas de pós-graduação da UFPR a adotar políticas afirmativas nos processos seletivos, em um universo de cerca de 90 programas.

SERVIÇO
Programação do Mae-UFPR em alusão ao Dia da Consciência Negra no Brasil
Quando: de 11 a 26 de novembro
Onde: no canal do Mae-UFPR no YouTube e na Rádio Paraná Educativa

Programação

“Série de entrevistas ao vivo com pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Antropologia da UFPR”

11/11 – Bruna Gonçalves de Pádua Reis: “Salve Maria!” Chico Rei e Maria Conga nas memórias sobre a escravidão dos Congados de Ouro Preto (MG)” (acesse aqui).
12/11 – Éber Silva: “Deficiência no quilombo: Outros significados e atravessamentos desde a experiência em João Surá” (veja aqui)
18/11 – José Roberto Barbosa: “Quilombo Brotas de Itatiba (SP): significados, interpretações, memória e consciência da memória” (veja aqui)
19/11 – Rosana de Paula: “Associação e associações: Uma análise do contexto político-organizativo do quilombo Ribeirão Grande/Terra Seca (SP)” (veja aqui)

20/11, 15h: Vídeo “Construa o seu próprio instrumento musical” no canal do Mae no YouTube

21/11h, 15h: “Consciência Negra Musical” – Programa de Rádio Tropicana Musical na Rádio Educativa

25/11, 16h: Entrevista “A Substância da Terra: O Sertão”, com o artista Leandro Júnior

26/11: Mesa redonda: “Impactos das Ações Afirmativas nos sistemas de Pós-Graduação: experiências de discentes do PPGAA-UFPR“

Mais informações no site do Mae UFPR

Leia mais notícias sobre o Mae-UFPR aqui

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...