Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Consciência Negra é destaque na UFPR em novembro

No Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoverá, durante o mês inteiro, uma série de ações artístico-culturais nos diversos campi da instituição para discutir temas relacionados à consciência negra. Promovida por meio de uma articulação entre Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), núcleos de pesquisa e extensão, coletivos de estudantes e grupos artísticos, a iniciativa apresentará atividades de literatura, teatro, musicalidade, visualidades, dança, religiões de matriz africana, ações afirmativas, entre outros.

O objetivo é reforçar a visibilidade da presença negra na UFPR, tendo em vista as mudanças nos últimos anos sobre o público que compõe a comunidade acadêmica. Como refletir sobre esse tema não pode ficar restrito ao mês de novembro, esta articulação, denominada “Negritude UFPR”, propõe a construção de um calendário de ações durante todo o ano.

Compõe a programação exposições, saraus e bailes, feiras culturais, debates, seminários, mesas-redondas, palestras, exibição de documentário e cardápios típicos nos restaurantes universitários. As atrações iniciam no dia 4 de novembro e seguem até o dia 8 de dezembro passando por diversos campi. Confira a programação aqui.

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...