Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Conhecido por explicar fenômenos de luz a crianças, Projeto Lux quer inovar em apresentação no Paiol Digital em 30/4

Camille Bropp     24 de abril de 2019 - 11h20

Cheias de luzes coloridas, feixes de raio laser e nuvens de fumaça, as apresentações do Projeto Lux encantam e levam ciência a crianças desde 2017 — o público total está estimado em 8 mil alunos de escolas da região de Curitiba. No próximo dia 30 de abril, porém, o desafio será diferente. O projeto de extensão sediado no Departamento de Engenharia Elétrica (Delt) da UFPR será a atração de abertura da próxima edição do Paiol Digital, evento de empreendedorismo da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Ao aceitar o convite, a equipe se dispôs a cumprir duas tarefas: condensar a apresentação dos fenômenos de luz ao tempo máximo de 20 minutos e trazer inovações para conquistar um público adulto.

Parte da equipe do Lux (da esq. para a dir.): os alunos Matheus Lana Fernandes, Jaqueline dos Santos Silva e Gabriel Gubert; a arquiteta Maristela Ono; e o professor James Baraniuk, do Departamento de Energia Elétrica. Fotos: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

Por conta disso, a rotina de ensaios tem sido intensa na Sala de Reuniões do prédio da Engenharia Elétrica, no Campus Politécnico. A equipe, que reúne alunos de graduação sob supervisão do professor James Baraniuk, trabalha para fechar os últimos pontos da apresentação, que trará novidades, como performance de dança e recursos teatrais. A intenção é apostar em recursos artísticos para entreter a nova plateia. “Sentimos o peso de fazer a apresentação para um público mais exigente e estamos correndo atrás”, brinca Baraniuk.

O Lux surgiu em 2016 como projeto de extensão com apoio de um edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mas atualmente está desdobrado em dois projetos. Um deles é a “Exposição de Luzes”, dentro do qual foram montados uma mostra e as apresentações “Luz, Ciência e Emoção: exposição interativa para crianças”, levadas a escolas. Em outubro, esse projeto deve trazer à UFPR uma feira de ciências para crianças, focada nas luzes, com 40 equipes formadas em escolas públicas municipais.

O outro projeto é o de elaboração de materiais didáticos sobre os fenômenos de luz. Uma das formas de divulgação desses materiais é por meio de vídeos, que podem ser acessados pelo canal da UFPR TV no YouTube. Cada vídeo aborda uma curiosidade associada a luzes, com a devida explicação e uma sugestão de experimento “faça-você-mesmo” para que crianças realizem em aula.

“Luz, Ciência e Emoção”

O conteúdo das apresentações do “Luz, Ciência e Emoção” reúne histórias da ciência em torno do uso das luzes e dos cientistas, além de demonstrações sobre os fenômenos de luz. Portanto, estão lá os primórdios do uso da luz e da sombra pelo homem e os cientistas que se dedicaram a estudar óptica — do físico Isaac Newton, que fez experimentos com prismas, até nomes não tão conhecidos por isso, como o poeta Johann Wolfgang von Goethe. Também é citado o desenvolvimento da astronomia e das tecnologias associadas à confecção e ao uso de lentes e de fibras ópticas.

As ferramentas usadas pelo Lux nas apresentações (do alto, em sentido horário): decomposição da luz em cores; dispersão da luz em diferentes densidades; relógio de sol; e lentes

Uma inovação que deve marcar a apresentação no Paiol Digital são momentos de interatividade com a plateia. “Nossa ideia é trazer os princípios da luz de forma integrada à arte. Será uma performance com movimento”, conta Maristela Mitsuko Ono, arquiteta formada pela UFPR que colabora na concepção artística do “Luz, Ciência e Emoção”.

Equipe

A equipe do “Luz, Ciência e Emoção” é composta por cerca de dez pessoas, a maioria estudantes de graduação da UFPR. Além de ajudarem nos experimentos e em todo o trabalho de bastidores exigido pelas apresentações, eles têm atuação relevante na construção do roteiro. Como o objetivo do Lux é divulgação científica, a associação entre arte e física para a criação dos espetáculos tem se mostrado um estímulo a mais na motivação dos estudantes. “Acho que é a parte mais interessante de trabalhar no projeto”, conta Matheus Lana Fernandes, de 22 anos, estudante de Engenharia Elétrica.

Essa intersecção significa que, além de conhecerem muito bem a história e a explicação científica dos fenômenos de luz, os estudantes precisam ser criativos sobre as formas de abordá-los em cena e até sobre o desenvolvimento de recursos cênicos. Gabriel Vitor Gubert, também de 22 anos, ajudou na criação e na concepção do relógio de sol, por exemplo. Ele acredita que o trabalho no projeto traz à tona a curiosidade que moveu os primeiros cientistas. “É como trazer esse ludismo para a ciência de novo”.

Paiol Digital

O Lux se apresentará na abertura da 11ª edição do Paiol Digital, no dia 30 de abril, às 19 horas, no Teatro Paiol. O evento ocorre mensalmente e busca o engajamento de pessoas conectadas ao mundo do empreendedorismo, da inovação e das novas tecnologias.

As inscrições são gratuitas, mas já estão esgotadas.

No evento, ainda haverá a participação de cinco palestrantes: Marcos Piangers, autor do best seller “O papai é pop”; Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner , criadores da Furf Design, primeira empresa brasileira a receber o Leão de Cannes em Product Design; João Pedro Novochadlo, um dos fundadores da Veever, que criou um aplicativo para ajudar deficientes visuais; e Débora Reis, head de recursos humanos da Totvs.

Saiba mais sobre a exposição interativa do Projeto Lux aqui

Veja fotos das apresentações do “Luz, Ciência e Ação” neste link

SERVIÇO
Apresentação projeto Lux no Paiol Digital
Data: 30/4, às 19 horas
Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n, Prado Velho, em Curitiba)
Inscrição por ingresso solidário (1 kg de alimento); já esgotadas

Mais informações na fanpage do evento no Facebook


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR