Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Conheça projetos das áreas assistenciais do CHC-UFPR que foram premiados em eventos de saúde

Quatro projetos das áreas de enfermagem, fonoaudiologia e fisioterapia (chamadas de áreas assistenciais) desenvolvidos no Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram premiados em eventos de saúde realizados neste fim de 2020. Os projetos abrangem iniciativas consideradas inovadoras e capazes de solucionar problemas do ambiente hospitalar. As premiações ocorreram entre outubro e dezembro.

Na mais recente delas, realizada no último dia 12, dois projetos desenvolvidos no CHC ficaram entre os 17 selecionados como vencedores do edital para credenciamento de trabalhos no Laboratório de Inovação em Enfermagem, coordenado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Um deles é o Serviço de Gestão de Altas do CHC-UFPR, que tem como objetivo gerir o processo de alta hospitalar. A proposta é que essa gestão seja realizada por um profissional de enfermagem em função “de ligação” entre a alta e o cuidado dos pacientes pós-alta nos pontos das Redes de Atenção à Saúde. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da UFPR.

Veja a cerimônia de premiação Opas/Cofen:

O outro trabalho, chamado “Avalia TIS”, é um sistema composto por quatro aplicativos para celular desenvolvidos por enfermeiras do CHC que cursam o mestrado profissional em enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Prática do Cuidado em Saúde da UFPR. Os aplicativos auxiliam os enfermeiros no raciocínio clínico, no monitoramento e na avaliação dos cuidados diários para quatro grupos de pacientes: clínico, cirúrgico, com necessidades de cuidados paliativos e paciente crítico.

Prevenção

Já no dia 3 de dezembro, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que promove o Concurso Inovação no Setor Público, premiou com o terceiro lugar na categoria “Inovação em Processos Organizacionais” um trabalho realizado por uma equipe multiprofissional na UTI pediátrica do CHC.

Cahmado de “Gestão da qualidade: sistema de vigilância extubação não planejada”, o projeto teve como objetivo promover a segurança do paciente por meio de um sistema de vigilância para a prevenção da extubação não planejada em crianças.

A extubação não planejada ocorre quando o paciente perde o tubo endotraqueal durante o processo de ventilação mecânica. O problema é uma ameaça à vida do paciente e, por isso, sua baixa ocorrência é considerada um indicador de qualidade assistencial em instituições hospitalares.

Diagnóstico

Outro projeto, dessa vez de fonoaudiólogos do CHC-UFPR, recebeu menção honrosa durante o XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e o V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia Online 2020, ocorridos simultaneamente em outubro.

O projeto tem como foco ajudar a perceber a dificuldade de deglutição (disfagia) em sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral Encefálico (AVE). Para isso, a proposta foi combinar um aparelho médico e um software para melhorar a avaliação acústica usada na confirmação da disfagia.

(Com informações do CHC-UFPR)

Sugestões

Reunião do Conselho Universitário da UFPR sobre calendário acadêmico é adiada devido a problemas técnicos
A reunião do Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada hoje,...
UFPR abre concurso com 54 vagas para 22 cargos de nível técnico e superior
A UFPR publicou nesta segunda-feira (29/04) edital de concurso público para o preenchimento de 54 vagas...
UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...