Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Conheça o Atendimento BibTech, ambiente virtual da UFPR de apoio ao ensino remoto

O Sistema de Bibliotecas (SiBi) e a Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead) da UFPR lançam nesta semana o Atendimento BibTech. Trata-se de um ambiente virtual que apoiará os docentes nos recursos necessários para elaboração de materiais de ensino. 

atendimento ficará disponível em uma das salas do UFPR Virtual, uma versão redesenhada do Moodle, desenvolvida para funcionar como um campus virtual da universidade. 

Nesse ambiente, professores poderão solicitar e receber orientações quanto ao uso de fontes de informação online, tais como bases de dados, e-books e suporte para produção de materiais digitais, entre outros serviços relacionados ao ensino remoto. A equipe auxiliará no acesso às bibliografias das disciplinas de forma digital, obedecendo questões de direitos autorais, citação e referências. Na sala virtual haverá ainda oficinas, chats, conferências e outros materiais virtuais de orientação. 

Tela inicial do Bibtech, no ambiente UFPR Virtual

A diretora do SiBi, Josefina Aparecida Soares Guedes, explica que os serviços do Atendimento BibTech contam com a experiência das equipes das 17 bibliotecas da UFPR para orientar a comunidade durante o período em que as atividades presenciais não podem ser retomadas. “Enquanto profissionais da informação, podemos dar o suporte, para melhorar a qualidade do ensino remoto”, enfatiza a diretora. 

Embora seja lançado agora, a ideia é que o BibTech se torne permanente, uma vez que já estava em elaboração antes da pandemia. O serviço atende também às solicitações encaminhadas pelas representações estudantis, que alertaram para a dificuldade de acesso ao material das bibliotecas durante o ensino remoto.  

De acordo com o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra, a plataforma é uma ação de inclusão para os estudantes que não dispõem de todos os meios para fazer as atividades acadêmicas em casa. “Assim, conseguimos colocar ao alcance tudo o que precisam para um bom aproveitamento das atividades de estudo, atendendo as orientações de distanciamento social”, destaca Barra. 

Professores e estudantes de graduação da UFPR podem acessar o Atendimento Bibtech no endereço ufprvirtual.ufpr.br. O primeiro login é feito com o CPF e senha, com a data de nascimento. Outras orientações de acesso estão nos vídeos disponíveis para docentes e alunos. Todas as funcionalidades estarão disponíveis a partir do dia 1º de julho.

Por João Cubas

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...