Extensão e Cultura

Conheça as versões acessíveis da cartilha ilustrada da Rede UFPR de Combate à Covid-19 que auxiliam cegos e surdos

Superintendência de Comunicação Social     11 de setembro de 2020 - 16h55

A cartilha ilustrada sobre confecção, uso e higienização de máscaras caseiras, lançada em maio pela Rede UFPR de Combate à Covid-19, tem agora versões acessíveis para cegos e para surdos por meio de um áudio narrativo e de um vídeo em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Inicialmente o material, produzido por alunos voluntários e coordenado por duas professoras do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi desenvolvido em formato PDF nos idiomas português, inglês e espanhol.

“As informações sobre o contexto pandêmico e formas de prevenção da Covid-19 precisam ser acessíveis independentemente das especificidades das pessoas, pois é papel da universidade fomentar o acesso universal às informações”, avalia a professora e pesquisadora Kelli Smythe, que coordena a produção juntamente com a professora Juliana Bueno.

Multimídia

O vídeo com a versão em Libras, com cerca de 17 minutos, contou com a parceria do curso de licenciatura em Letras Libras da UFPR. Já  áudio foi produzido considerando a personalização da velocidade do áudio para os deficientes visuais. Assim, a versão em PDF (português) também foi adaptada de modo que o arquivo pode ser acessado via leitores de tela.

Com o título “Máscaras Caseiras: cartilha ilustrada sobre confecção, uso e higienização de máscaras caseiras”, o material gráfico-informacional buscas sanar dúvidas sobre a confecção de máscaras, cujos tutoriais ganharam a internet, e sobre como usá-las e limpá-las para se proteger contra o novo coronavírus.

Todas as versões da cartilha — as traduções e as acessíveis — podem ser acessadas e baixadas no site da Rede UFPR.

(Com informações da Rede UFPR de Combate à Covid-19)

Assista o vídeo que associa o áudio e a tradução em Libras:

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus