Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Concurso de fotos do Observatório do Espaço Público premia paisagens inusitadas

Lais Murakami     25 de setembro de 2020 - 8h59

Foto “O barco”, de Mariana Stela

O Observatório do Espaço Público da Universidade Federal do Paraná está promovendo o concurso fotográfico “Paisagem Inusitada”. O desafio consiste em redescobrir e representar a paisagem vivenciada neste novo cotidiano imposto pelo isolamento durante a pandemia da Covid-19. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de outubro.

A necessidade de grande parte da população em permanecer por mais tempo dentro das residências alterou a forma como os espaços urbanos são habitados. Através do concurso de fotografias, os organizadores pretendem levar os participantes a descobrir uma nova forma de enxergar os espaços cotidianos, despertar os sentidos para situações e espaços inusitados do lugar em que vive. Como expresso no texto do professor Alessandro Fila Rosaneli, coordenador e curador do concurso, “a ideia é encontrar uma paisagem inusitada no universo micro do participante. Algo que fuja do olhar desatento do cotidiano e surpreenda o olhar”.

Através do olhar atento neste novo cenário, “fazer o participante descobrir uma nova forma de enxergar seu espaço cotidiano e até seu lugar nesse mundo tão diferente”. Segundo Rosaneli, a comissão organizadora espera ser “poeticamente surpreendida”. “Que as pessoas comecem a olhar para suas casas de modo mais artístico, revelando a essência dessa construção intelectual que é a paisagem”, explica.

A ideia do concurso nasceu dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão do Observatório do Espaço Público. Também tem como inspiração as paisagens inusitadas captadas por alunos da disciplina de Fundamentos do Paisagismo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. “É uma atividade de ensino sendo extrapolada para um concurso, que já está sendo divulgado internacionalmente”, destaca o professor Rosaneli.

Fotos “Edifícios no Escritório”, de Rafaella Baranczuck

A participação é aberta para maiores de 18 anos. Cada concorrente pode enviar apenas um trabalho, através do preenchimento da ficha de inscrição. A data limite de envio é o dia 23 de outubro. Os trabalhos serão julgados no período de 03 a 23 de novembro. A divulgação do resultado será no dia 26 de novembro, durante a plenária final do XV Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo (XV ENEPEA). Os vencedores receberão livros da Editora da UFPR e cursos de fotografia online do Cannon College.

Todas as regras e até um passo a passo de como criar uma paisagem inusitada podem ser acessados no edital. O concurso é uma promoção do Observatório do Espaço Público, com apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e XV ENEPEA.

 

Foto “Encontro Precioso”, de Kauana Leonardo Garcia

 

Veja trabalhos dos alunos de Arquitetura na página Paisagem Inusitada, no Facebook. As fotos estão nos comentários das postagens.

 

Imagem em destaque: Foto “Pegadas”, de Emi Honda


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR