Extensão e Cultura

Concurso de fotos do Observatório do Espaço Público premia paisagens inusitadas

Lais Murakami     25 de setembro de 2020 - 8h59

Foto “O barco”, de Mariana Stela

O Observatório do Espaço Público da Universidade Federal do Paraná está promovendo o concurso fotográfico “Paisagem Inusitada”. O desafio consiste em redescobrir e representar a paisagem vivenciada neste novo cotidiano imposto pelo isolamento durante a pandemia da Covid-19. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de outubro.

A necessidade de grande parte da população em permanecer por mais tempo dentro das residências alterou a forma como os espaços urbanos são habitados. Através do concurso de fotografias, os organizadores pretendem levar os participantes a descobrir uma nova forma de enxergar os espaços cotidianos, despertar os sentidos para situações e espaços inusitados do lugar em que vive. Como expresso no texto do professor Alessandro Fila Rosaneli, coordenador e curador do concurso, “a ideia é encontrar uma paisagem inusitada no universo micro do participante. Algo que fuja do olhar desatento do cotidiano e surpreenda o olhar”.

Através do olhar atento neste novo cenário, “fazer o participante descobrir uma nova forma de enxergar seu espaço cotidiano e até seu lugar nesse mundo tão diferente”. Segundo Rosaneli, a comissão organizadora espera ser “poeticamente surpreendida”. “Que as pessoas comecem a olhar para suas casas de modo mais artístico, revelando a essência dessa construção intelectual que é a paisagem”, explica.

A ideia do concurso nasceu dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão do Observatório do Espaço Público. Também tem como inspiração as paisagens inusitadas captadas por alunos da disciplina de Fundamentos do Paisagismo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. “É uma atividade de ensino sendo extrapolada para um concurso, que já está sendo divulgado internacionalmente”, destaca o professor Rosaneli.

Fotos “Edifícios no Escritório”, de Rafaella Baranczuck

A participação é aberta para maiores de 18 anos. Cada concorrente pode enviar apenas um trabalho, através do preenchimento da ficha de inscrição. A data limite de envio é o dia 23 de outubro. Os trabalhos serão julgados no período de 03 a 23 de novembro. A divulgação do resultado será no dia 26 de novembro, durante a plenária final do XV Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo (XV ENEPEA). Os vencedores receberão livros da Editora da UFPR e cursos de fotografia online do Cannon College.

Todas as regras e até um passo a passo de como criar uma paisagem inusitada podem ser acessados no edital. O concurso é uma promoção do Observatório do Espaço Público, com apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e XV ENEPEA.

Foto “Encontro Precioso”, de Kauana Leonardo Garcia

Veja trabalhos dos alunos de Arquitetura na página Paisagem Inusitada, no Facebook. As fotos estão nos comentários das postagens.

Imagem em destaque: Foto “Pegadas”, de Emi Honda