Comunicação visual da Biblioteca de Humanas propicia economia de tempo e ambiente agradável

Descerramento da placa que marca a inauguração do projeto de sinalização da Biblioteca de Ciências Humanas - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Orientar o usuário moderno, que está cada vez mais independente, a ter acesso, em menor tempo possível, ao acervo da Biblioteca do Setor de Ciências Humanas, é o objetivo da nova comunicação visual, inaugurada na tarde desta terça-feira (16), no Edifício D. Pedro I.

Ao apresentar à comunidade universitária as diversas fases do Projeto Piloto de Sinalização, a coordenadora e professora Carla Spinillo, do Departamento de Design, explicou que a economia de tempo se deve à eficácia comunicativa adotada. Destacou ainda que o projeto levou em conta “requisitos funcionais como flexibilidade, legibilidade, visibilidade a distância, hierarquia, pertinência e clareza”. Também foram considerados aspectos estéticos como “leveza, seriedade, unidade visual e a integração com a arquitetura”, ressaltou a coordenadora.

A diretora da Biblioteca de Ciências Humanas, Maria de Lourdes Saldanha do Nascimento, destacou que além dos requisitos funcionais e estéticos, o layout da Biblioteca “favorece a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, pois tem elevador panorâmico, dois sanitários e a possibilidade de circulação entre as estantes”.

Projeto de Sinalização traz flexibilidade para informações necessárias para bibliotecários e usuários - Foto: Rodrigo Juste Duarte

A diretora do Setor de Ciências Humanas, Maria Tarcisa Silva Bega, lembrou que este projeto, fruto da parceria entre o Setor e o Sistema de Bibliotecas, teve início em 2009 e envolveu professores, alunos, técnicos administrativos e designers lotados no setor e no Sistema de Bibliotecas. “Apesar da morosidade para a implantação, devido aos entraves burocráticos, valeu a pena insistir e investir na proposta. Isto porque, com certeza, os usuários identificarão rapidamente a obra que deseja entre as 214 mil existentes na Biblioteca do Setor”, comentou Tarcisa.

Ligia Setenareski, diretora do Sistema de Bibliotecas, comentou que agora a meta é padronizar a comunicação visual a todas as outras 15 unidades da UFPR. Neste projeto piloto, continuou a dirigente, foram investidos 226.498,00 reais. Nas demais unidades, além do custo ser menor, o tempo de implantação da comunicação visual com certeza também será reduzido.

A placa comemorativa foi descerrada pelo vice-reitor no exercício da Reitoria, Rogério Andrade Mulinari, que destacou a importância da Biblioteca de Humanas, em funcionamento há 75 anos e considerada a segunda maior da UFPR em espaço físico, acervos e horário de atendimento. “As portas estão abertas não apenas para a comunidade universitária, mas também para toda a população paranaense.”

O vice-reitor Rogério Andrade Mulinari durante solenidade de inauguração do projeto - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Para atender adequadamente o público visitante, a Biblioteca de Humanas, que em 2009 passou por uma revitalização, ganhou cabines individuais de estudos, sala de pesquisa informatizada para alunos da pós-graduação totalmente adaptada ao espaço digital, possibilitando além do acesso ao portal da informação do Sibi – Sistema de Bibliotecas, terminais de busca do catálogo on-line e rede wireless, o que certamente favorece a qualidade na prestação de serviços. A Biblioteca de Ciências Humanas atende 24 cursos de graduação, nove de especialização, 13 de mestrado e seis de doutorado.

Todos os produtos estão disponíveis no portal da informação (www.portal.ufpr.br). Maria de Lourdes Saldanha do Nascimento, informa ainda que atualmente a Biblioteca de Humanas passa por um processo de desmembramento, pois o Setor de Educação ocupará novas instalações e, portanto, biblioteca específica.