UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Companhia de Teatro da UFPR divulga novo elenco oficial

A Companhia de Teatro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) selecionou, na última semana, 23 integrantes para seu elenco oficial de 2019. Foram 250 inscritos para o processo seletivo, dos quais 80 foram pré-selecionados para participarem de um Observatório Criativo composto por oficinas de canto, rítmica corporal e composição cênica. Outros 20 candidatos estão aprovados em lista de espera, com possível chamada até julho de 2019. O novo elenco desenvolverá, ao longo do ano, criações e espetáculos teatrais.

O novo diretor de Artes Cênicas, Rafael Lorran, inicia, juntamente com o recém-aprovado elenco, um novo ciclo para a Companhia de Teatro da UFPR. “Nosso intuito é fortalecer o caráter universitário da Companhia, no que diz respeito à criação de maiores diálogos e intercâmbios com diferentes setores da comunidade, viabilizando não só o acesso democrático e gratuito às atividades artísticas, como parcerias para ocupação dos espaços de criação e trabalho teatral da instituição com projetos de experimentação cênica, ações de extensão, formação e apreciação teatral”, afirma.

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e a Coordenadoria de Cultura (COC) já têm planos para lançamento de edital para ocupação dos espaços de Teatro da UFPR por artistas e agentes da comunidade interna e externa à universidade. “A ideia é que os espaços sejam abertos à diversidade de propostas de ações de formação, criação, pesquisa e apresentações no âmbito das artes cênicas, a serem desenvolvidas com contrapartidas voltadas à comunidade, viabilizando fomento e acesso do fazer teatral dentro e fora da universidade”, explica Lorran.

Fotos: Marcos Solivan

Para compor a equipe teatral, o cantor, compositor e pianista João Kluber assumirá a direção musical e a cantora, professora e regente Cris Lemos será responsável pela preparação vocal do elenco. Ambos desenvolvem suas carreiras artísticas em Curitiba e compuseram a banca apreciadora do processo de seleção dos integrantes.

O diretor conta que a prioridade, no momento de montar o elenco, foi contemplar a diversidade. “Nosso intuito, ao estipular os critérios de apreciação e de seleção, partiram do desejo de compor um elenco cujas diversidades dos corpos manifestos somassem-se às diversas experiências com as distintas linguagens artísticas, ações culturais e experiências de vida, independente do caráter profissional ou amador apontados em seus currículos”.

A atual formação da Companhia de Teatro tem o intuito de estabelecer pontes entre discursos, formas e modos de criação atentos às transformações artísticas e políticas do momento. Os novos integrantes iniciam os trabalhos em abril de 2019 e seguem até março de 2020.

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...