Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Comitiva da UFPR e da Prefeitura de Curitiba visita abrigos de animais nos EUA

Abrigo de Animais de Sacramento (Califórina)
Atendimento veterinário no Abrigo de Animais de Sacramento (Califórnia)

Professores do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e profissionais da Prefeitura de Curitiba realizam neste mês uma série de visitas a instituições de ensino e pesquisa e abrigos de animais (animal shelters) nos estados da Califórnia e do Oregon, costa oeste dos Estados Unidos.
O professor Ivan Barros, diretor do Hospital Veterinário da UFPR e participante do Projeto de Extensão “Carroceiro”, comandará a equipe de profissionais que terá por objetivo firmar parcerias e compartilhar experiências na área de animais de rua e abandonados. A visita teve início no último dia 2 de fevereiro no “Koret Shelter Medicine Program”, da Universidade da Califórnia ─ Davis, onde o professor Alexander Biondo, também da UFPR, finaliza seu pós-doutoramento na área de diagnóstico molecular de zoonoses.
No dia 6 de fevereiro Biondo apresentou para o grupo de discussões  um breve relato das boas experiências em ações como o “Veterinário Mirim” e Projeto de Extensão da Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (Castramóvel) da UFPR. Biondo afirma que “há muitas coisas em que estamos mais avançados, principalmente na educação em guarda responsável e auxílio na promoção de políticas públicas.” Segundo o professor, ainda hoje nos Estados Unidos quase a metade dos cães recolhidos são encaminhados para eutanásia (morte), o que não ocorre mais na Região Metropolitana de Curitiba.
A equipe fará então uma série de visitas. Primeiro em Corvallis, no Oregon e depois na Califórnia, incluindo Abrigos de Animais da Sociedade para Prevenção de Crueldade aos Animais (Society for the Prevention of Cruelty to Animals) de Sacramento, San Francisco, Los Angeles e San Diego. Vivien Midori Morikawa, médica veterinária do Programa de Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba, participará das visitas aos abrigos da Califórnia. “É realmente um sonho ter a oportunidade de trazer para Curitiba as experiências dos maiores abrigos de animais dos Estados Unidos e do mundo”, comenta a médica, que atualmente faz doutorado no programa de Ciências Veterinárias da UFPR. O grupo encerra o ciclo de visitas no dia 22 de fevereiro.
Disciplina exclusiva
Os investimentos no bem-estar e na melhoria da condição de vida dos animais não são novidades na UFPR. O curso de Medicina Veterinária, que completa 81 anos em 2012, sendo um dos mais antigos do país, em 2011 criou uma disciplina voltada ao problema de populações de cães e outros animais abandonados ou que sofrem com a falta de cuidados. A disciplina optativa Medicina Veterinária do Coletivo (Shelter Medicine ou Medicina de Abrigos) da UFPR é a primeira da área no Brasil e América Latina. Ela vem na sequência de outras inovações recentes do Departamento de Medicina Veterinária, que incluem o Projeto de Extensão da Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (Castramóvel), a esterilização de cães de proprietários carentes na discipplina Técnica Cirúrgica Veterinária e a criação da Residência em Medicina Veterinária do Coletivo.

 

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...