Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Academia Nacional de Engenharia elege professor sênior da UFPR entre seus novos membros titulares

O professor e pesquisador Sebastião do Amaral Machado, que atua como professor sênior no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, está entre os 12 novos membros titulares escolhidos pela Academia Nacional de Engenharia (ANE Brasil). A eleição foi realizada em dezembro e a lista dos membros foi divulgada pela entidade no último dia 25. A data da cerimônia de posse ainda não foi definida, mas a previsão é de que seja realizada em março ou abril.

Segundo a ANE Brasil, entre os selecionados estão profissionais que contribuíram para o crescimento e o desenvolvimento da Engenharia em diversos setores. A eleição dos membros titulares também tem o intuito de reconhecer talentos da profissão, para que sirvam de “exemplo e fonte de inspiração para as futuras gerações”.

Professor Sebastião do Amaral Machado leciona no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR. Foto: Samira Chami Neves/Sucom-UFPR

Além de professor sênior do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, função que desempenha desde o início dos anos 2000, Machado, de 79 anos, é também bolsista de produtividade 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O ingresso na ANE ocorre a partir da indicação de membros titulares, que são, em seguida, avaliados pela comissão de seleção e pelo comitê de ética da entidade. Depois dessa etapa, os nomes são submetidos a assembleia geral.

Atuação

O professor conta que ficou surpreso com o resultado da eleição, que classifica como “uma honraria muito grande, considerando o número restrito de membros e os egressos da UFPR que já fizeram parte da academia”.

Ele se refere a nomes como Euro Brandão, que projetou o Museu do Expedicionário, em Curitiba; e Karlos Heinz Rischbieter, que foi ministro da Fazenda durante o governo de João Figueiredo. Ambos são formados em Engenharia Civil pela UFPR e já falecidos. “Sou um bagrinho paranaense do lado desses”, brinca Machado.

Em 2017, a biografia de Machado foi apresentada pela série “Excelência UFPR”, que retrata os pesquisadores 1A da universidade. O perfil está disponível neste link.

Sobre a ANE Brasil

Sediada no Rio de Janeiro, a Academia Nacional de Engenharia foi fundada em 1991 e se intitula uma associação privada, de direito civil e caráter técnico-científico-cultural, sem fins lucrativos ou partidários.

A academia tem como principal objetivo promover a engenharia sob os pontos de vista da soberania nacional e da sustentabilidade, atuando como fonte independente de aconselhamento à disposição do governo, da sociedade e da indústria.

Mais sobre a eleição da ANE Brasil aqui.

(Com informações da ANE Brasil)

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...