Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Começa a V Mostra de Projetos da UFPR Litoral

 

Durante a V Mostra de Projetos, estudantes dos 15 cursos de graduação da UFPR Litoral apresentarão seus projetos para a comunidade acadêmica e local. As exposições ocorrem nos períodos da manhã e da noite, entre os dias 21 e 23 de novembro, já nos dias 24 e 25 serão realizadas oficinas, minicursos e grupos de trabalho temáticos. A Mostra de Projetos faz parte das ações do projeto pedagógico da UFPR Litoral, que promove a educação pública integrada, visando o desenvolvimento sustentável de toda a região litorânea do Paraná. Desde o primeiro ano de estudos, cada estudante do litoral começa a desenvolver seu Projeto de Aprendizagem (PA), são eles que serão apresentados nos três primeiros dias da V Mostra.

Na manhã de segunda-feira, primeiro dia da Mostra, os estudantes dos cursos de Licenciatura em Artes, Fisioterapia, Gestão Ambiental e Agroecologia apresentaram seus trabalhos. Em nove salas, foram expostos mais de sessenta projetos que estão sendo desenvolvidos individualmente ou em grupos. A maior parte deles revela aspectos sociais, ambientais e econômicos da região litorânea do Paraná. Entre os temas apresentados nessa manhã estiveram: “Arte de rua: para moradores de rua de Paranaguá”, de Giseli Rocha Avelino; “Meliponicultura e Polinizadores: Conservando a Biodiversiade”, de Ronaldo Zini; “O Terceiro Setor: uma oportunidade para o gestor ambiental”, de Evelyn Louise Chierigatti; e “Efeito do alongamento em pacientes fibromialgicos”, de Indaiara Felisbino.

Ideias colocadas em prática
Um exemplo de projeto que foi além da sala de aula será apresentado pelos alunos do curso de Gestão de Turismo, Diego Costa Ramos, Fernando Kulesza e Silvester Tomas, com a colaboração de Ana Carolina Soares Iadelka, que tem como tema a Caminhada na Natureza, realizada no Município de Matinhos. Segundo eles, o projeto foi desenvolvido visando despertar o interesse pela caminhada de natureza tanto nos moradores locais como nos visitantes. O projeto foi concretizado no mês de agosto deste ano. A caminhada ocorreu em Matinhos e contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas vindas de Curitiba e localidades mais próximas como Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá. A caminhada teve a parceria da Prefeitura de Matinhos e de Guaratuba, da Sanepar, e também com o patrocínio de comerciantes da região. Com um percurso de 11,5 km, a caminhada não era competitiva e teve saída na praça principal de Caiobá, seguindo para a Praia Mansa, Estrada do Cabaraquara e por fim o Bairro Tabuleiro, que apesar de ser um lugar urbanizado entrou no trajeto como forma de ser visualizado pela comunidade e pelos visitantes haja vista que é um bairro de grande atividade transitória no município. Na V Mostra, os estudantes apresentarão toda a fase da implementação do projeto.

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...