+ UFPR

Começa a Avaliação Institucional da UFPR; prazo para respostas vai até 4 de dezembro

Superintendência de Comunicação Social     16 de novembro de 2020 - 9h17

Com o objetivo de obter informações que irão apoiar o planejamento e estratégias para melhorias nas políticas de ensino, pesquisa e extensão da instituição, está sendo realizada a Avaliação Institucional 2020, de 16 de novembro a 04 de dezembro. A participação é anônima, voluntária e muito importante para subsidiar o desenvolvimento do plano de ações da instituição.

Neste momento, professores, técnicos administrativos e alunos de pós-graduação e de iniciação científica são convidados a participar. A avaliação é desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA-UFPR) e Secretaria Executiva de Avaliação Institucional (SEAI) e tem apoio da Coordenadoria de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Os resultados da pesquisa serão encaminhados para setores, pró-reitorias e órgãos suplementares para análise e desenvolvimento do plano de ações 2021. Os resultados são os principais subsídios para o planejamento da instituição, para os avaliadores externos dos cursos, e igualmente, para aferir o desempenho institucional, componente importante da avaliação de desempenho dos servidores técnicos.

Este ano, a pesquisa é composta por três eixos:

1. Trabalho remoto: condições e percepções do trabalho remoto – regime adotado na UFPR com o objetivo de conter o avanço da pandemia do Coronavírus (somente para servidores).
  2. Planejamento e avaliação institucional: temas relacionados ao ensino (graduação e pós-graduação), extensão e cultura, pesquisa e iniciação científica e tecnológica, inovação tecnológica, internacionalização, gestão institucional, gestão de pessoas e infraestrutura de ensino, em conformidade com o Plano de Avaliação Institucional e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do período 2017-2021.
  3. Pesquisa de satisfação: nível de satisfação em relação ao atendimento e aos serviços prestados pelas diversas unidades administrativas e acadêmicas da UFPR e seus órgãos suplementares (somente para servidores).

Objetivos
Além de ser uma ferramenta para o planejamento na universidade, a Avaliação Institucional também tem como objetivos instigar a reflexão e o autoconhecimento na UFPR, refletindo na gestão institucional; levantar informações sobre os diversos processos conduzidos pela instituição, obtendo uma análise atual e dar publicidade às principais ações propostas pelos gestores, com vistas à retroalimentação do planejamento.

A Avaliação também compõe o Relatório de Avaliação Institucional de 2020, dever legal da instituição perante o Ministério da Educação (MEC) e à sociedade e serve para aferir nota à Instituição (Avaliação Institucional/AI) e às unidades administrativas e acadêmicas da UFPR e seus órgãos suplementares (Avaliação Setorial/AS), para compor o resultado da Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos, coordenada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, conforme regulamenta a Resolução n° 21/08-COPLAD.

Servidores do CHC
A partir da pesquisa deste ano, os servidores em exercício no Complexo Hospital de Clínicas (CHC) passam a responder a um questionário específico (mais neste link). A pesquisa, voltada à realidade do CHC, será aberta também aos empregados públicos da EBSERH. A data e o link da avaliação do CHC serão disponibilizados em breve pela CPA.

Para mais informações, acesse o site da CPA ou envie um e-mail para cpa@ufpr.br ou seai@ufpr.br .

Acesse aqui a Avaliação Institucional 2020.