Com último dia ensolarado, 16ª Feira de Cursos e Profissões da UFPR bate recorde de visitação

Depois de um começo com quinta e sexta-feira chuvosas, a 16ª Feira de Cursos e Profissões da UFPR teve como último dia um domingo de sol no Complexo Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Este domingo (26) também marcou um novo recorde de visitantes do evento: cerca de 128 mil pessoas, segundo estimativa da organização. Em 2017, foram registrados em torno de 115 mil visitantes.

O dia mais concorrido foi o sábado, tendo em vista que foi o escolhido pelas escolas que não conseguiram agendar horário nos dias reservados a instituições de ensino (quinta e sexta). Somando-se expositores, montadores e apoiadores, circularam pela UFPR Cursos e Profissões 135 mil pessoas.

Da esq. para a dir.: um dos guichês do projeto “Meu Primeiro Certificado”; preparações da máquina de eletroestática do Fibra; e o Campus Piraquara no domingo de sol. Fotos: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR

Alguns dos estandes mais disputados no último dia de feira foram o do “Meu Primeiro Certificado UFPR”, projeto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia que orienta usuários do trânsito; o do projeto de extensão Física Brincando e Aprendendo (Fibra), que tradicionalmente leva à feira experimentos interativos; e o do Curso Técnico de Petróleo e Gás do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept), que ofereceu brindes (biscoitos ou capinhas para celular) a quem completava o bingo da tabela periódica, além de outros jogos.

Somente do bingo haviam participado, até o meio-dia de domingo, pelo menos 1.070 pessoas, entre as registradas em uma planilha mantida pelos estudantes. “A cartela do bingo tem elementos químicos em vez de números. Então o jogador precisa identificar os elementos para poder marcar, mas pode olhar na tabela periódica se ficar em dúvida”, explica Gabriel Rigoni, de 16 anos, aluno do Sept.

Outro brinde concorrido foi o adesivo da campanha Luto pela Ciência, contra os cortes de recursos públicos para bolsas de pesquisa, distribuído no estande da UFPR TV.

Integração

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca foi um dos visitantes da feira neste domingo. O professor circulou pelos estandes e participou de atividades interativas. Até acompanhou um grupo de alunos na coreografia do eletrofunk “Ela é Tão Tudo”, de Edy Lemond. Os momentos de dança na praça central foram uma das atrações que movimentaram o evento, juntamente com as apresentações culturais.

Ricardo Marcelo destacou a participação dos estudantes — universitários e secundaristas — na realização da UFPR Cursos e Profissões, que avalia ser uma ocasião importante para mostrar à sociedade parte da atuação da universidade.

“Acho que a feira está melhorando ano a ano, despertando cada vez mais envolvimento dos alnos, das coordenações, enfim, da comunidade interna, e também da externa”, afirma. “Creio que a feira se solidificou e vem cada vez mais se mostrando como um instrumento valioso de diálogo com a comunidade em geral. Claro, com estudantes que buscam orientação vocacional, mas não só isso. É um momento de a universidade mostra para a comunidade externa, e veja que é muita gente que passa por aqui, aquilo que a universidade faz de relevante, a quantidade imensa de coisas que a universidade produz, pensa e faz no seu dia a dia. Considero estratégico e importante principalmente em que épocas como esta, em que existe difusamente uma contestação do papel que é central da universidade pública”.

O reitor também acredita que a edição de 2018 mostrou uma superação quanto ao “estranhamento inicial” da mudança da sede da feira, antes realizada no Sept, no Jardim das Américas, para o Complexo Piraquara, o que ocorreu no ano passado. “Esse estranhamento no primeiro ano ocorreu até porque a estrada de acesso ao campus era ruim, mas agora está excelente. Acho que os coordenadores de curso adoram ter esse espaço para a feira”.

Confira como foi a 16ª UFPR Cursos e Profissões:

Feira UFPR Cursos e Profissões registra a presença de família e crianças neste sábado (25)

Graduações oferecem atividades interativas na Feira UFPR Cursos e Profissões

Campi da UFPR no litoral e interior do Paraná apresentam bacharelados e licenciaturas na Feira de Cursos e Profissões

Empresas juniores mostram possibilidades de empreendedorismo e autonomia no trabalho na Feira UFPR Cursos e Profissões

Visitantes do stand de Matemática Industrial aprendem as aplicações do curso com jogos interativos

Professores da UFPR ministram palestras na Feira de Cursos e Profissões

Feira de Cursos e Profissões da UFPR conta com intérpretes de Libras

Feira UFPR Cursos e Profissões esclarece dúvidas e auxilia estudantes na escolha da carreira

Projeto de Psicologia aborda educação no trânsito e oferece certificado a estudantes na Feira de Cursos e Profissões

Feira UFPR Cursos e Profissões começa a receber grupos de escolas que agendaram visitas

Começou nesta quinta-feira a 16º edição da UFPR Cursos e Profissões