Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Com nota 99,6, UFPR se classifica para receber recursos do programa Mais Cultura nas Universidades

Na última sexta-feira, dia 10, o resultado do edital do programa Mais Cultura nas Universidades foi publicado no Diário Oficial da União. O projeto apresentado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) ficou em quinto lugar geral e em primeiro entre as instituições da região Sul, recebendo a nota 99,6 e R$ 1.049.677,86. O programa nasceu de uma parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC) e destinará, no total, R$ 20 milhões a 18 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) de todo o país.

O objetivo desta ação é, segundo o próprio MinC, “apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais entre as comunidades acadêmicas”. Para que os projetos fossem contemplados, era necessário que apresentassem algum vínculo com a região no qual seriam aplicados. “A gente construiu o nosso projeto a partir de ações que já existem na UFPR com comunidades do litoral [do estado], sempre trabalhando juntos para construir uma metodologia e avaliar o que nós já temos e o que podemos aprimorar”, diz a pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade, Deise Cristina de Lima Picanço. “É um trabalho com coerência institucional, coletivo e colaborativo, e por isso foi muito bem avaliado”.

O contemplado abordará três eixos principais: formação de professores e material didático, memória e intercâmbio. No primeiro, serão desenvolvidas atividades formativas junto a escolas municipais da região de comunidades litorâneas tradicionais do Paraná, como caiçaras, quilombolas, farinheiras, índios e pescadores. Já no segundo, será trabalhada a memória destas comunidades, analisando qual a relação simbólica que elas têm com esse território e o que é produzido culturalmente ali. Por fim, será proposto, ainda, um intercâmbio entre comunidades que tenham características semelhantes para que haja uma troca de saberes, experiências e também de memória.

“Isso tudo será trabalhado junto aos departamentos da Universidade e aos estudantes na perspectiva da formação de grupos de estudo e pesquisa”, afirma Deise, que acredita que destas vivências poderão surgir elementos também para gerar produção científica.

De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério da Cultura, o repasse das verbas do edital será efetuado em duas parcelas, sendo que a primeira está prevista para o segundo semestre deste ano e a segunda, para 2016.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...