UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Disciplina inédita aborda Práticas Integrativas em Saúde com metologia ativa

A Universidade Federal do Paraná oferece, pela primeira vez, a disciplina optativa de Práticas Integrativas em Saúde de maneira interdisciplinar. Idealizada pela professora Milene Zanoni, em parceria com estudantes do projeto de extensão Liga Acadêmica de Práticas Integrativas em Saúde (LAPIS), a disciplina é ofertada em 10 cursos de graduação – Medicina, Nutrição, Odontologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Medicina Veterinária, Educação Física, Biologia, Fisioterapia e Psicologia.

A criação da disciplina surge no contexto da aprovação da Universidade Federal do Paraná no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade – 2018/2019), que tem como objetivo desenvolver ações envolvendo diferentes atores do SUS e da comunidade acadêmica. Com foco na interprofissionalidade, interdisciplinaridade, intersetorialidade e integração ensino-serviço, a proposta fortalece o conceito de humanização do cuidado e o princípio da integralidade da assistência no contexto das redes colaborativas na formação para o SUS.

Pautada na educação interprofissional e trabalho colaborativo, a disciplina possui metodologia ensino-aprendizagem ativa, permitindo que estudantes de diferentes formações em saúde aprendam juntos, com o propósito de melhorar a colaboração interprofissional e o bem-estar dos atores envolvidos.

Mais informações pelo e-mail contatolapisufpr@gmail.com

Origem da disciplina

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares já era uma realidade no SUS desde 2006; e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Medicina, de 2001, então vigentes e em plena preparação para sua versão de 2014, demandavam os cursos de todo País em vários aspectos.

Já existia uma proposta anterior de disciplina optativa relacionada à acupuntura, elaborada por professores do então Departamento de Saúde Comunitária, mas que não havia sido integrada ao currículo do curso. A UFPR precisava, então, apresentar uma disciplina sobre PICs.

Em 2010, o curso de Medicina lançou a disciplina, por iniciativa do professor Helvo Slomp Junior, com exclusividade para o curso de Medicina da instituição e agregando outra disciplina que abordava a homeopatia e a fitoterapia.

Disciplina optativa possui metodologia de ensino-aprendizagem ativa.

Práticas Integrativas

As Práticas Integrativas conferem um tipo de cuidado em saúde que permite enxergar as pessoas de forma integral e humanizada. Os tratamentos utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais que, além da prevenção de doenças, também são voltados para a promoção da saúde e o bem-estar. Dentre elas, estão aromaterapia, auriculoterapia, reiki, terapia com florais, dentre infindáveis outras.

O SUS passou a incorporar várias Práticas Integrativas na atenção básica a partir da Política Nacional em Práticas Integrativas (PNPICs). São 29 práticas que estão presentes em 9.350 estabelecimentos de 3.173 municípios; somando no ano de 2017, 1,4 milhão de atendimentos com essas abordagens, conduzidas por diferentes profissionais de saúde.

LAPIS

A Liga acadêmica de Práticas Integrativas em Saúde (LAPIS) abrirá processo seletivo para novos membros no dia 15 de abril.

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento acadêmico e permitir que tais informações sejam compartilhadas dentro da universidade e da comunidade em geral, a Liga Acadêmica De Práticas Integrativas Em Saúde (LAPIS) surgiu por meio de alunos, profissionais da saúde graduados e docentes. O projeto de extensão auxilia na difusão dos conhecimentos e promove práticas que auxiliem na promoção da saúde.

Acesse a página da Liga no Facebook.

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