Ensino e Educação

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Com dez vagas na UFPR, o XX Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná recebe inscrições gratuitas até 7/12

Camille Bropp     19 de novembro de 2020 - 7h35

Estão abertas as inscrições para o XX Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, realizado anualmente pela Comissão Universidade para os Índios (CUIA), do governo paranaense.

Interessados que comprovadamente pertencerem a comunidade indígena podem se inscrever gratuitamente até o dia 7 de dezembro.

O processo seletivo prevê 52 vagas suplementares (ou seja, além das ofertadas por vestibular) de graduação, das quais seis em cada uma das universidades estaduais e dez na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Participam também as seguintes universidades estaduais: do Norte do Paraná (UENP), do Paraná (Unespar), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), de Londrina (UEL) e de Ponta Grossa (UEPG).

Requisitos

Para realizar a inscrição, o estudante indígena precisa ter concluído o ensino médio, não possuir curso superior, preencher a autodeclaração em que se reconhece como indígena e pertencer a comunidade indígena brasileira. Para concorrer a vaga nas universidades estaduais é necessário ser morador no território paranaense.

As inscrições podem ser feitas online (acesse aqui) ou por meio impresso, com documentação encaminhada pelo correio, de acordo com as regras do edital. As orientações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da UENP, organizadora desta edição.

Na edição de 2019, organizada pela UFPR, houve cerca de 750 inscritos, pertencentes a diversas etnias, entre as quais caingangues, guaranis, xetás, fulni-ôs e terenas.

Provas

As provas estão marcadas para os dias 11 e 12 de abril de 2021, nas seguintes cidades do Paraná: Curitiba, Londrina, Nova Laranjeiras, Manoel Ribas e Mangueirinha. Os endereços podem ser conferidos no edital do vestibular.

A UENP informa que a aplicação das provas será realizada de acordo com os seus protocolos de biossegurança vigentes na época, considerando o cenário epidemiológico da pandemia de covid-19.

XX Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná
Inscrições gratuitas de 9 de novembro a 7 de dezembro
Mais informações no site da UENP

11/4 – Prova oral de língua portuguesa.
12/4 – Prova de redação e provas com questões objetivas de português, língua estrangeira ou indígena, química, física, biologia, matemática, história e geografia.

(Com informações da Sipad/UFPR)

Foto em destaque: Leonardo Betinelli/Sucom-UFPR, 14/12/2012

Veja depoimentos de estudantes indígenas no site da Sipad UFPR neste link