Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Colégio de Coordenadores de Curso de Graduação discute curricularização da Extensão e implantação do Siga Graduação

Cerca de 80 coordenadores de cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reuniram na tarde da última terça-feira, 7, para discutir a curricularização da extensão e a implantação do Sistema de Gestão Acadêmico (Siga) para os processos da graduação. A reunião foi realizada no Auditório Professor Ulysses de Campos, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no Jardim Botânico.

O pró-reitor de Graduação, professor Eduardo Salles de Oliveira Barra, conduziu as atividades. O Colégio de Coordenadores de Curso de Graduação (CCGrad) tem caráter de reunião de trabalho e se propõe a ouvir os coordenadores e promover a interação do grupo. O reitor da Universidade, professor Ricardo Marcelo Fonseca, participou da reunião.

No início de sua fala, o reitor comunicou aos docentes o contexto atual da Universidade diante do bloqueio orçamentário de 30% realizado pelo Governo Federal. Na sequência, sugeriu uma proposta de discussão para que a UFPR atenda à exigência do Plano Nacional de Educação (PNE) e da resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), a qual regimenta que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação.

Cerca de 80 docentes do Colégio de Coordenadores de Cursos de Graduação participaram da reunião realizada no dia 7 de maio no Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR. Foto: Nicolle Schumacher-2018/Sucom-UFPR

“A proposta é que façamos ações de extensão em torno dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, porque eles nos abrem oportunidades múltiplas de financiamento externo, inclusive da universidade; são uma ação integrada – governamental e não-governamental – no mundo inteiro, com um patrimônio de discussão riquíssimo e já acumulado, que tantas instituições públicas e privadas estão em torno. Acredito que a Universidade pode somar nisso e que os objetivos darão um sentido para essas atividades de extensão”, afirmou. Os 17 objetivos estão listados no documento da Organização das Nações Unidas (ONU) “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

O reitor propôs um prazo, ainda em 2019, para elaboração das normas referentes ao tema, com aprofundamento da discussão nos colegiados e conselhos setoriais, e destacou a importância da estruturação dessa mudança junto aos coordenadores para a adaptação dos cursos à nova realidade. Os coordenadores compartilharam dúvidas e fizeram perguntas ao reitor sobre os tema.

Durante a reunião, o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professor Alexandre Knesebeck, repassou aos docentes informações sobre o trabalho realizado pela equipe, elencou os resultados da Avaliação Institucional 2018 e falou sobre os desafios para a próxima edição. O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Leandro Gorsdorf, e a coordenadora do Fórum de Coordenadores de Curso de Graduação (Forgrad), professora Nilce Nazareno, participaram do encontro.

Siga

Desde 2018, há um movimento na UFPR para implantação de todo o processo de gestão acadêmica da graduação no Siga, que deve substituir o SIE AVMB UFPR. A coordenadora da Coordenação de Sistemas de Informação para Gestão Acadêmica (Cosiga), professora Rafaela Mantovani Fontana, apresentou aos membros do CCGrad o projeto do Siga Graduação e as ações em andamento para implantaçãoO Siga já é utilizado na Universidade para a pós-graduação e para a extensão.

“A Universidade poder ofertar sistemas mais amigáveis, unificados e que facilitem a vida, tanto dos coordenadores dos projetos e programas como dos coordenadores de cursos, é fundamental. É nesse sentido que demos o informe de que o Siga para a Graduação e também para a Extensão estão em franco progresso e, brevemente, toda a comunidade poderá fazer uso desse sistema”, finalizou o reitor.

A UFPR oferta 164 cursos de graduação em seus campi. O encontro foi transmitido por webconferência para os coordenadores que não puderam participar presencialmente.

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...