Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos lança podcast; ouça

A Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos lançou, nesta sexta-feira, mais um produto de comunicação que aproxima os cientistas do mar e a sociedade: um podcast que pode ser ouvido em diferentes aplicativos e plataformas (clique aqui e ouça). O primeiro episódio, intitulado “A importância de estudar o mar”, reúne pesquisadores que estudam diretamente o tema ou questões que o tangenciam, como a mudança climática e a contaminação.

Todo o processo de produção do podcast ocorreu de forma remota (Foto: Divulgação/Pixabay)

O produto foi adaptado da estreia do Programa Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos no Youtube e contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, da professora Helena de Assis, presidente do Conselho Mundial da Sociedade de Química e Toxicologia Ambiental e do professor Daniel Telles. A mediação foi da bióloga e pesquisadora do Laboratório de Ecologia e Conservação, Camila Domit.

No podcast, os pesquisadores debatem temas sensíveis à sociedade, como a poluição do mar, as dificuldades em investimento nas pesquisas relacionadas ao Oceano e como integrar diferentes agentes na busca por um ambiente mais saudável, sustentável e seguro. Estes são assuntos que integram a agenda da Organização das Nações Unidas e da Unesco para os objetivos do desenvolvimento sustentável.

A Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos tem a proposta de “atar nós, pessoas, ideias, projetos, conteúdos e iniciativas para promover a adesão à Década da Ciência Oceânica, fortalecendo a interface sociedade-academia-políticas públicas”, conforme o texto convite enviado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A rede ainda está em formação e a primeira etapa consiste no mapeamento de pesquisadores da comunidade UFPR que lidam com a temática,

Como navegar no podcast

Ao clicar no link você será direcionado (a) para a plataforma Anchor, onde poderá selecionar em qual aplicativo quer ouvir o podcast. É possível escutar a edição em dispositivo móvel e também no computador. Ouvir no carro, enquanto estiver em trânsito, ou mesmo quando se exercita são opções bastante comuns entre os consumidores de podcast.

Este é mais um produto multimídia lançado pela Superintendência de Comunicação e Marketing da UFPR. A Sucom é parceira da Coalizão e irá desenvolver diferentes conteúdos para popularizar a ciência do mar. As reportagens em áudio, vídeo e em texto serão disponibilizadas nesta página especial.


Saiba mais sobre a Década

Conheça os ODS da ONU 

Tem sugestão de pautas ou de assuntos sobre esse tema e quer compartilhar conosco? Escreva para comunicacao.coalizao@ufpr.br.


Este podcast foi produzido e editado por André Filgueira, com voz de Lais Murakami e apresentação de Camila Domit. Pré-produção: Amanda Miranda.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...