Extensão e Cultura

Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos lança podcast; ouça

Superintendência de Comunicação Social     11 de setembro de 2020 - 9h26

A Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos lançou, nesta sexta-feira, mais um produto de comunicação que aproxima os cientistas do mar e a sociedade: um podcast que pode ser ouvido em diferentes aplicativos e plataformas (clique aqui e ouça). O primeiro episódio, intitulado “A importância de estudar o mar”, reúne pesquisadores que estudam diretamente o tema ou questões que o tangenciam, como a mudança climática e a contaminação.

Todo o processo de produção do podcast ocorreu de forma remota (Foto: Divulgação/Pixabay)

O produto foi adaptado da estreia do Programa Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos no Youtube e contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, da professora Helena de Assis, presidente do Conselho Mundial da Sociedade de Química e Toxicologia Ambiental e do professor Daniel Telles. A mediação foi da bióloga e pesquisadora do Laboratório de Ecologia e Conservação, Camila Domit.

No podcast, os pesquisadores debatem temas sensíveis à sociedade, como a poluição do mar, as dificuldades em investimento nas pesquisas relacionadas ao Oceano e como integrar diferentes agentes na busca por um ambiente mais saudável, sustentável e seguro. Estes são assuntos que integram a agenda da Organização das Nações Unidas e da Unesco para os objetivos do desenvolvimento sustentável.

A Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos tem a proposta de “atar nós, pessoas, ideias, projetos, conteúdos e iniciativas para promover a adesão à Década da Ciência Oceânica, fortalecendo a interface sociedade-academia-políticas públicas”, conforme o texto convite enviado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A rede ainda está em formação e a primeira etapa consiste no mapeamento de pesquisadores da comunidade UFPR que lidam com a temática,

Como navegar no podcast

Ao clicar no link você será direcionado (a) para a plataforma Anchor, onde poderá selecionar em qual aplicativo quer ouvir o podcast. É possível escutar a edição em dispositivo móvel e também no computador. Ouvir no carro, enquanto estiver em trânsito, ou mesmo quando se exercita são opções bastante comuns entre os consumidores de podcast.

Este é mais um produto multimídia lançado pela Superintendência de Comunicação e Marketing da UFPR. A Sucom é parceira da Coalizão e irá desenvolver diferentes conteúdos para popularizar a ciência do mar. As reportagens em áudio, vídeo e em texto serão disponibilizadas nesta página especial.

Saiba mais sobre a Década

Junte-se à Década

Acesse a página da Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos no Portal da UFPR

Saiba mais sobre a Década do Oceano

Saiba mais sobre os parceiros da Década do Oceano

Conheça os ODS da ONU

Tem sugestão de pautas ou de assuntos sobre esse tema e quer compartilhar conosco? Escreva para comunicacao.coalizao@ufpr.br.

Este podcast foi produzido e editado por André Filgueira, com voz de Lais Murakami e apresentação de Camila Domit. Pré-produção: Amanda Miranda.