Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos estreia programa no Youtube com edição ao vivo

Estreia na próxima quarta-feira (26), às 19h30no Youtubeo programa Coalizão UFPR pela Década dos Oceanos, iniciativa da universidade para unir, em rede, pesquisadores que estudem ou queiram estudar objetos relacionados ao mar ao longo dos próximos anos. A ação se alinha à proposta global da Organização das Nações Unidades, via Unesco, de promover a Década da Ciência Oceânica entre 2021 e 2030.  

A largada da universidade consiste em mapear pesquisadores que possam integrar esta rede e planejar ações de ensino, pesquisa e extensão que fomentem uma cultura oceânica. Aações começam pelo preenchimento de um formulário online e vão se constituir à medida que a rede for se formando. “Como grandes marinheiros, nos lançamos ao mar para vencer importantes desafios: atar nós, pessoas, ideias, projetos, conteúdos e iniciativas para promover a adesão à Década da Ciência Oceânica, fortalecendo a interface sociedade-academia-políticas públicas”, diz o texto convite enviado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. 

O programa #01 da Coalizão será transmitido ao vivo, com apresentadora e convidados interagindo a distância. A temática “Os desafios para o oceano que queremos e a ciência que precisamos” está alinhada à proposta da Unesco de levar a ciência a um papel de destaque na busca pela sustentabilidade e por um oceano limpo, saudável, resiliente, previsível, seguro, produtivo, sustentável e transparente no que se refere a dados e informações 

Os convidados 

A bióloga, pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR, Camila Domit, será a apresentadora do programa. Camila é uma das lideranças científicas que tem atuado ativamente na promoção da Década, estimulando colegas e acadêmicos por meio de canais como o Nós pelos Oceanos. 

Os convidados da primeira edição serão o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, a professora Helena de Assis, presidente do Conselho Mundial da Sociedade de Química e Toxicologia Ambiental e o professor Daniel Telles, coordenador do Laboratório de Geografia Marinha e Gestão Costeira do Centro de Estudos do Mar e atualmente representante da universidade na organização da Câmara técnica de Gerenciamento Costeiro do Paraná.

O programa irá explorar a diversidade e a interdisciplinaridade da ciência oceânica trazendo à tona debates sobre poluição e contaminação, mudanças climáticas e políticas de governança e sustentabilidade. A ideia é dialogar com distintos públicos, inclusive aqueles que não estão familiarizados com o tema. A edição #01 tem duração prevista de uma hora e será convertida, posteriormente, para o formato de podcast. A produção e organização é da Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM). 

Navegue nos links

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...