Ciência e Tecnologia

CNPq aprova projeto da UFPR de apoio à formação de doutores em áreas estratégicas

Superintendência de Comunicação Social     10 de janeiro de 2020 - 11h14

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou o projeto institucional da Universidade Federal do Paraná de Apoio à Formação de Doutores em Áreas Estratégicas. A UFPR foi contemplada com dez bolsas de doutorado acadêmico e outras seis bolsas de apoio técnico – nível superior.

A proposta foi apresentada para a chamada pública 01/2019 do CNPq, que prevê apoio a projetos institucionais que busquem o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica por meio do intercâmbio e cooperação entre Programas de Pós-Graduação stricto sensu consolidados e em consolidação. O objetivo é proporcionar a formação de recursos humanos na pesquisa científica e tecnológica em áreas estratégicas com a concessão de bolsas de doutorado no Brasil.

A iniciativa contribui, ainda, para fomentar a formação de recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica e para estimular a constituição de redes de pesquisa.

Os projetos nacionais selecionados pelo CNPq abrangem temas em consonância com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, tais como: Aeroespacial e Defesa; Água; Alimentos; Biomas e Bioeconomia; Ciências e Tecnologias Sociais; Clima; Economia e Sociedade Digital; Energia; Minerais Estratégicos; Nuclear; Saúde; Tecnologias Convergentes e Habilitadoras.