Parceria leva contêiner com produção de cogumelos a supermercado

Container com a produção de cogumelos

Uma parceria entre a UFPR e a empresa de produção de cogumelos Yamashita está proporcionado um aprendizado prático tanto a estudantes da universidade quanto à população em geral. Para mostrar ao consumidor como funciona uma produção de cogumelos, o grupo firmou acordo com a rede de supermercados Muffato e instalou na unidade de Santa Felicidade um contêiner em que o cultivo é feito à vista dos clientes.

O contêiner possui 25m², subdivididos entre cinco espécies de cogumelos – Shiitake, Shimeji, Salmão, Champignon e Portobello. Graças ao projeto, os alunos da Universidade têm a oportunidade de conhecer e realizar aulas práticas dentro do container. E os consumidores podem conhecer, de forma inédita, a forma como os cogumelos são produzidos. Atualmente, Cogumelos Yamashita possui três estagiários da UFPR ( Ana Carolina Zamunel, Bianca Pupo Tomaz e Caio Elias de Carvalho Aragão) que auxiliaram na realização desse projeto dentro da empresa.

Já a rede de supermercados pode assim trazer o produto mais fresco possível para o seu consumidor, sendo uma forma inovadora na comercialização de cogumelos, na qual o cliente tem a possibilidade de escolher entre espécie, tamanho e forma, tornando o mercado pioneiro em vendas de cogumelo a granel.

Estagiários da UFPR no contêiner (foto arquivo pessoal)

A empresa Cogumelos Yamashita está há 40 anos no mercado. A proprietária Mirian Yamashita é egressa da UFPR, formada em Agronomia em 2001 e tem sido parceira das atividades de ensino, pesquisa e extensão na sua propriedade. Desde 2013 realiza projetos, dentre os quais, cursos de produção de cogumelos para graduandos durante o Ciclo de Atualização de Agronomia, além de oportunizar a realização de pesquisas de Iniciação Científica e de Trabalho de Conclusão de Curso.

Dentre as pesquisas, se destaca a busca pelo aumento da produtividade de espécies de cogumelos, estudo em parceria com a professora Francine Lorena Cuquel, líder grupo de estudos de Pós-colheita do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da Universidade. A parceria se entende também à professora Maria Aparecida Cassilha Zawadneak, pois a proprietária Mirian permite visitas técnicas e coletas de material para estudo de pesquisas na área de entomologia. A parceria entre Universidade e Empresa é muito importante, pois permite aos discentes vivenciar, de forma multidisciplinar, a realidade socioeconômica e técnica do meio rural, preparando-os para o mercado de trabalho. Também permite por meio das pesquisas levar à empresa e a sociedade a melhoria dos produtos alimentícios.