Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Clèmerson Clève lança coleção ‘Direito Constitucional Brasileiro’ em homenagem à UFPR

Superintendência de Comunicação Social     10 de junho de 2014 - 16h31

Clèmerson Merlin Clève discursa durante o lançamento do livro 'Direito Constitucional Brasileiro' - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Em solenidade que lotou o Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR, o professor Clèmerson Merlin Clève, decano do Setor de Ciências Jurídicas, lançou na noite de segunda-feira (9) a coleção Direito Constitucional Brasileiro. A obra, produzida ao longo de três anos, é uma homenagem ao centenário da UFPR (completado em 2012) e aos 25 anos da Constituição Federal (2013).

Organizada por Clève e composta por três volumes que totalizam 2,7 mil páginas, a coleção foi escrita por 117 juristas, entre advogados, professores de Direito, procuradores e magistrados. “Por ser uma homenagem à UFPR, procuramos convidar para participar do projeto pessoas ligadas à casa”, conta o organizador. A maior parte dos autores é formada por ex-alunos do próprio Clève, professor da instituição há quase 30 anos.

Clèmerson Merlin Clève - Foto: Rodrigo Juste Duarte

O juiz federal João Pedro Gibran Neto disse ter se sentido honrado com o convite feito pelo ex-professor para assinar um capítulo do compêndio. “O filho que nasceu deste convite demorou em ser gestado, mas converteu-se em um resultado surpreendente”, afirmou.

‘Direito Constitucional Brasileiro’ foi editado pela Thomson Reuters, por meio do selo editorial da também centenária Revista dos Tribunais. O prefácio é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. Entre os temas abordados estão o neoconstitucionalismo, direitos humanos e globalização, bioética e biodireito, sistema eleitoral brasileiro, política criminal, questões de gênero, arbitragem, federalismo e desenvolvimento, justiças de transição, jurisdição, educação, orçamento público, povos tradicionais e política urbana. “Não é um livro para a faculdade, para Curitiba ou para o Paraná – é para o Brasil”, diz Clève.

Diretor do Setor de Ciências Jurídicas, o professor Ricardo Marcelo Fonseca destaca a importância da obra em pelo menos dois aspectos. “A primeira é a dimensão teórica, pois se trata de uma grande contribuição para a dogmática constitucional brasileira”, afirma. “A segunda é a dimensão simbólica. Por ser o Clèmerson decano do curso e titular de Direito Constitucional, a obra representa a qualidade da atividade acadêmica dessa faculdade.”

A cerimônia de lançamento da coleção contou com a participação de autoridades como a secretária estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, e a secretária municipal de Educação, Roberlayne Borges Robalo. Em nota enviada à universidade, o ministro do STF Dias Toffoli parabenizou Clève pelo projeto.

'Direito Constitucional Brasileiro' é dividido em três volumes - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Célio Yano


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR