Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Cientistas Negras Brasileiras ganham segundo volume de Livro de Passatempos

Superintendência de Comunicação Social     24 de novembro de 2021 - 9h01

O Projeto de Extensão Universitária “Meninas e Mulheres nas Ciências” lançou, no dia nacional da Consciência Negra (20 de novembro), o segundo volume do livro de passatempos “Cientistas Negras: Brasileiras”, disponível para download gratuito aqui. A publicação aborda fatos da vida e obra de 12 cientistas brasileiras, de diferentes áreas do conhecimento e com atuação em diversos setores sociais, por meio de caça-palavras, palavras cruzadas e desenhos para colorir sobre cada uma delas.

As experiências das mulheres retratadas no livro possuem relação com seus trabalhos e os temas aos quais se dedicam são de extrema importância para toda a sociedade, como: diversidade, diferença, democracia, resistências, existências, ausências na política, crítica à voz única, relações étnico-raciais, presenças nas universidades e nos espaços de trabalho, ancestralidades, estruturas sociais, constrangimentos e tensões, mas também estratégias de mobilização e possibilidades elaboradas por elas.

Camila Silveira, coordenadora do projeto, explica que o livro foi planejado devido à necessidade de materiais que abordem o tema e que possibilitem a adoção por escolas, universidades e demais espaços que promovam práticas educativas. “O Volume 1 dessa série temática foi muito usado em diversas localidades brasileiras, além de outros países, com retorno muito positivos. Acredito que este segundo volume também alcançará públicos diversos. A ludicidade aliada à educação antirracista e feminista, por meio da divulgação científica, oportuniza dialogar e atingir diferentes pessoas”.

Atividade para colorir presente no livro.

A autoria é das professoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Camila Silveira, do Departamento de Química; Alessandra Souza Barbosa, do Departamento de Física; Claudemira Vieira Gusmão Lopes, do Setor Litoral; da doutora Maria de Fátima Costa; das doutorandas Bruna Carmona Bonifácio, de Design; Rauany Cristina Lopes Francisco, da Universidade de Araraquara; e da estudante de graduação em Química, Jaqueline de Lima Ramos. As ilustrações são de Mariana Provenzi, designer egressa da UFPR, e a revisão dos textos é da mestra em Estudos Literários, Dalila Jora.

Representatividade negra feminina nas ciências

As várias áreas científicas estão presentes na organização do livro, valorizando a representatividade de campos de atuação e de exemplos de cientistas. Para Claudemira Vieira Gusmão Lopes, uma das autoras, a data de lançamento do livro é um marco simbólico importante, pois coloca as intelectuais negras em pauta e oportuniza reflexões coletivas fundamentais sobre racismo, misoginia e sexismo. “Também é um momento de referenciar o trabalho que elas desenvolveram”.

O projeto apresenta um histórico de grande inserção em escolas da educação básica. “Desejamos que os passatempos façam parte do cotidiano de estudantes e docentes, sendo adotados como materiais didáticos”, revela Maria de Fátima Santos, também autora da obra. Outro objetivo do grupo é que o material incentive o desenvolvimento de práticas antirracistas e feministas e colabore com a redução das injustiças sociais, por meio de uma educação científica humanizadora, inspirando a geração atual e as futuras.

Ilustração da doutora em Educação Megg Rayara, presente na obra.

Uma das mulheres celebradas no livro é a professora  e cientista da UFPR, Megg Rayara Gomes de Oliveira. Os passatempos evidenciam sua trajetória, a relevância de suas pesquisas e a representatividade das intelectuais negras trans. Ela representa a grande área das Ciências Humanas ao lado de Djamila Ribeiro, mestra em Filosofia, e Marielle Franco, mestra em Administração Pública.

Veja a relação das doze cientistas abordadas na obra:

Ciências Agrárias: Gabriela Ramos Leal

Ciências Biológicas: Ana Lucia Tourinho

Ciências Da Saúde: Fran Demétrio

Ciências Humanas: Megg Rayara, Marielle Franco e Djamila Ribeiro

Ciências Sociais Aplicadas: Haynará Negreiros

Linguística, Letras e Artes: Neide Almeida

Ciências Exatas e Da Terra: Joana Angélica Guimarães e Eliza Maria Ferreira Veras da Silva

Engenharias: Luanda de Moraes

Multidisciplinar: Carol Barreto

Para saber mais sobre o livro e demais materiais produzidos pelo Projeto, acompanhe as mídias sociais:

Blog Facebook | InstagramTwitter


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR