Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cientistas da UFPR respondem perguntas da sociedade sobre fake news e pandemia de Covid-19; saiba como enviar sua dúvida

As dúvidas da população serão esclarecidas por pesquisadores das áreas de Comunicação, Psicologia, Ciência Política, Patologia Básica, Farmacologia e Bioquímica e Biologia Molecular

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), além de uma pandemia, vivemos também uma infodemia, por causa do excesso de informação que circula na Internet, sobretudo nas redes sociais. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) publicou materiais para ajudar no combate do que chama de desinfodemia, explicando que “os impactos da desinformação relacionada à Covid-19 são mais mortais do que a desinformação sobre outros assuntos, como política e democracia”. Quando se trata de uma pandemia que já provocou mais de 4,8 milhões de mortes, uma informação pode ser o ponto entre salvar vidas, se verdadeira, ou arriscá-las, se falsa.

Para discutir e esclarecer o tema, cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) responderão dúvidas da sociedade sobre fake news e pandemia na ação Pergunte aos Cientistas, da Agência Escola UFPR (AE). Nesta edição, participam pesquisadores das áreas de Comunicação, Psicologia, Ciência Política, Patologia Básica, Farmacologia e Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR. Desse modo, a população pode questionar se informações sobre a Covid-19 são verdadeiras e também fazer perguntas sobre a desinformação na Internet, por exemplo: sobre identificação de fake news, crescimento de conteúdos falsos etc.

Para participar da ação, a sociedade pode enviar perguntas até o dia 10 de outubro através do e-mail agenciacomunicacaoufpr@gmail.com ou pelas redes sociais da AE, Instagram, Facebook ou Twitter – junto de nome completo, idade, profissão e cidade onde reside. Ao final do mês, os devidos esclarecimentos serão publicados em matéria no site da Agência Escola, no portal UFPR e também serão enviados à imprensa como sugestão de pauta.

A professora Michele Massuchin, do Departamento de Comunicação da UFPR, será uma das cientistas a responder às dúvidas da população. Ela aponta que a desinformação nas redes sociais ganhou destaque com a pandemia do novo coronavírus, mas não é um tema novo. “Existem ações que são feitas especificamente para o espalhamento desse tipo de conteúdo e, muitas vezes, as pessoas que o recebem não reconhecem essa dinâmica, que ocorre principalmente em grupos de WhatsApp, por exemplo. Assim, essas informações ganham uma repercussão muito grande de maneira muito rápida, sem conteúdo comprobatório”, explica.

A pesquisadora também destaca a perda de confiança de certos grupos em instituições como a ciência, a imprensa e as organizações políticas no geral. “Nesse contexto, é importante discutir essas questões para tentar mostrar que precisamos ter bastante cuidado com o tipo de conteúdo que recebemos: como avaliá-lo e como considerá-lo na tomada de decisão, principalmente em um período de crise de saúde pública, como a pandemia”, afirma.

“É importante que as pessoas enviem as suas perguntas para o Pergunte aos Cientistas, porque elas existem, nós sabemos que elas estão por aí e, muitas vezes, a população não sabe com quem dialogar sobre esse tema. Todo mundo pode aproveitar essa oportunidade para sanar as suas dúvidas”, finaliza.

Imagem de destaque: Gabriela Tacla (identidade visual) e Ana Polena (diagramação de arte)

Por Isabela Simm Stanga
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR

Sugestões

Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...