Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Cientistas da UFPR respondem dúvidas da sociedade sobre vacinas contra Covid-19; saiba como enviar perguntas

Superintendência de Comunicação Social     10 de fevereiro de 2021 - 18h47

Ação Pergunte aos Cientistas busca fortalecer diálogo entre população e pesquisadores e democratizar o acesso ao conhecimento científico

Diante de um cenário de circulação de notícias falsas e desinformação, cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) responderão dúvidas da sociedade sobre vacinas contra Covid-19. A população pode enviar perguntas até o dia 16 de fevereiro para a ação Pergunte aos Cientistas, da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR. O objetivo é fortalecer o diálogo entre sociedade e pesquisadores, democratizando o acesso ao conhecimento científico.

Para participar, a pergunta deve ser enviada ao e-mail agenciacomunicacaoufpr@gmail.com ou ao perfil do Instagram @agenciaescolaufpr, com nome completo, idade, profissão e cidade onde reside. As dúvidas serão selecionadas pela equipe de Jornalismo da Agência Escola UFPR, que busca as respostas com pesquisadores da Universidade. As perguntas e os respectivos esclarecimentos dos cientistas serão publicadas em reportagem no site e redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) da Agência Escola e no portal UFPR.

A coordenadora da Agência Escola UFPR, professora Regiane Ribeiro, que também é diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod), reforça que há um descrédito na ciência e nas vacinas, mas que não existe saída sem elas. “Assim, os meios de comunicação tornam-se imprescindíveis na formação de uma opinião pública favorável e consciente sobre esse assunto. O grau de confiança dos cidadãos em relação a assuntos científicos e tecnológicos possui conexão direta com a produção de conteúdo midiático”, diz a pesquisadora.

Para o presidente da Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 da UFPR, Emanuel Maltempi de Souza, professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, com a internet e tecnologia, a ilimitada disponibilidade de todos os tipos de informação cria grande ruído, tornando quase impossível diferenciar o que é verdadeiro do que é falso. “Para andar em direção ao que é genuíno e real nesse labirinto é preciso um farol. É assim que vejo o papel da Universidade hoje: como guardiã da ciência e integridade, farol que mostra o caminho seguro para a sociedade”.

A ação Pergunte aos Cientistas foi lançada em março do ano passado e já envolveu 23 pesquisadores da UFPR que responderam mais de 150 perguntas sobre prevenção e contaminação desde o início da pandemia. De jovens a idosos, até o momento, a população participante mora em 11 estados brasileiros e quatro países e atua em cerca de 50 diferentes profissões.

Clique aqui e leia reportagens com respostas a dúvidas da sociedade sobre Covid-19

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing e Agência Escola de Comunicação Pública UFPR


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR