Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Cicloturismo promove ação solidária no primeiro dia de Festival de Inverno

Aline Fernandes França     15 de julho de 2018 - 15h17

Foto: Nicolle Schumacher

Um sábado ensolarado em plena Estrada da Graciosa. Essa foi a combinação perfeita para mais uma edição do cicloturismo, atividade promovida pelo programa CicloVida da Universidade Federal do Paraná. O passeio pela Serra do Mar integra as atividades paralelas do Festival de Inverno e arrecadou cerca de 300 quilos de alimentos para doação.

A programação acontece há oito anos durante o Festival e, nesta edição, cerca de 140 ciclistas integraram o grupo. Uma das participantes, Cristina Santana, conta que superou a depressão por meio do ciclismo. “Eu me apaixonei pela bike e esse já é o terceiro ano que participo do cicloturismo da UFPR. O passeio foi maravilhoso como sempre”.

O coordenador do programa CicloVida, José Carlos Belotto, explica que o trajeto entre Curitiba e Antonina foi de aproximadamente 90 quilômetros. “A cada ano o grupo cresce e muitos ciclistas fizeram hoje um trajeto longo pela primeira vez. Tudo correu bem, cada ciclista apoia o outro e aproveitamos a descida com um visual bonito e colorido”.

Julienne Felício, de 21 anos, é uma das iniciantes do cicloturismo. “Foi uma experiência única. A parte dos paralelepípedos exige bastante controle nas mãos e no freio, mas o grupo todo ajudou e deu várias dicas. Pretendo participar novamente no próximo ano”, afirma.

“Essa é a primeira vez que participo. Vi que a ação é realizada com total segurança e ainda incentiva a prática de ciclismo”, diz Eduardo Pereira, presidente da Federação Paranaense de Ciclismo.

Os alimentos arrecadados pelos ciclistas foram doados para a Apae de Antonina. “Esse momento é muito importante para reforçar a responsabilidade social da UFPR. Juntar cultura com a ação do cicloturismo, que traz alimentos para doação, é fazermos essa ponte para outro modo de cultura, outro modo de viver a vida”, ressalta o pró-reitor de Extensão e Cultura, Leandro Gorsdorf.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR