Extensão e Cultura

Cia de Teatro PalavrAção apresenta ‘Paralelo 49’ no Teatro Universitário

Superintendência de Comunicação Social     26 de outubro de 2018 - 9h42

O terror psicológico de transtornos mentais vivido por mais de 11 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é tema da peça ‘Paralelo 49’, produzida pela PalavrAção Cia de Teatro da Universidade Federal do Paraná. A mostra de processo e leitura dramática será exibida entre os dias 1º e 4 de novembro, às 20 horas, no TEUNI, localizado no 2º andar do Prédio Histórico da UFPR. A classificação indicativa é 16 anos.

O trabalho teve início com a inspiração de obras de autores como Edgar Allan Poe e Stephen King. Ao longo do processo, influências do período Gótico, da psicanálise de Freud, da poesia de Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu além da trajetória do pintor Van Gogh serviram para o aprofundamento e ambientação da dramaturgia. A dança contemporânea e a expressividade corporal também estão presentes na construção da narrativa.

A direção é de Sergius Ramos, que revela mais sobre a peça. “A preparação do ‘Paralelo 49’ exigiu suporte e acompanhamento profissional. Para isso, estamos contando com o apoio de um estudante de Psicologia da UFPR, que além de ajudar na construção da narrativa, atende os atores de forma individualizada”. O texto foi escrito por Andressa de Lima, uma das integrantes da companhia.

Exposição, Mostra de Teatro e Roda de Conversa

Além da estreia do espetáculo, no dia 1º de novembro, começa a exposição ‘Imaginário Minimalista’ no hall do Museu de Arte do Prédio Histórico da UFPR. A pesquisa apresenta, dentro de um contexto estético, formas geométricas, cores e contrastes que instigam a criatividade mental humana para inventar o que puder num contexto em que o cotidiano suga a vivacidade da imaginação.

“É uma pesquisa que preza pela simplicidade e pela influência visual do cenário e trata de conceitos que condizem com o consumo desenfreado da sociedade. É também uma observação da sociedade pós-moderna em que vivemos”, comenta o autor da pesquisa, Zylipe Burguez. O trabalho nasceu de um curso de extensão vinculado ao Núcleo Criativo PalavrAção. O Imaginária Minimalista fica em exposição até o dia 30 de novembro.

Entre os dias 13 e 17 de novembro acontece a III Mostra de Teatro da UFPR. Este é o terceiro ano que o Núcleo Criativo PalavrAção traz os trabalhos produzidos dos cursos de extensão Arte Dramática. Quatro peças estarão em cartaz no Teatro da Reitoria: Flores de Plástico, Liberdade Liberdade, Quatro Contos & Uma Sorte e Por que Me Miras… Se Não Me Sacas A Bailar?

Haverá também uma roda de conversa após a exibição do vídeo-documentário da performance Ninguém É Ninguém. A performance foi realizada no dia 29 de setembro de 2017 no centro de Curitiba. A intenção foi experienciar a invisibilidade dos moradores de ruas e sensibilizar a realidade através da arte. O encontro vai promover a discussão da temática com a artista e doutora em Educação M. Inês Hamman e outros convidados.

Para mais informações, acesse a página da Cia PalavrAção.