Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Cia de Teatro PalavrAção apresenta ‘Paralelo 49’ no Teatro Universitário

Superintendência de Comunicação Social     26 de outubro de 2018 - 9h42

O terror psicológico de transtornos mentais vivido por mais de 11 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é tema da peça ‘Paralelo 49’, produzida pela PalavrAção Cia de Teatro da Universidade Federal do Paraná. A mostra de processo e leitura dramática será exibida entre os dias 1º e 4 de novembro, às 20 horas, no TEUNI, localizado no 2º andar do Prédio Histórico da UFPR. A classificação indicativa é 16 anos.

O trabalho teve início com a inspiração de obras de autores como Edgar Allan Poe e Stephen King. Ao longo do processo, influências do período Gótico, da psicanálise de Freud, da poesia de Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu além da trajetória do pintor Van Gogh serviram para o aprofundamento e ambientação da dramaturgia. A dança contemporânea e a expressividade corporal também estão presentes na construção da narrativa.

A direção é de Sergius Ramos, que revela mais sobre a peça. “A preparação do ‘Paralelo 49’ exigiu suporte e acompanhamento profissional. Para isso, estamos contando com o apoio de um estudante de Psicologia da UFPR, que além de ajudar na construção da narrativa, atende os atores de forma individualizada”. O texto foi escrito por Andressa de Lima, uma das integrantes da companhia.

Exposição, Mostra de Teatro e Roda de Conversa

Além da estreia do espetáculo, no dia 1º de novembro, começa a exposição ‘Imaginário Minimalista’ no hall do Museu de Arte do Prédio Histórico da UFPR. A pesquisa apresenta, dentro de um contexto estético, formas geométricas, cores e contrastes que instigam a criatividade mental humana para inventar o que puder num contexto em que o cotidiano suga a vivacidade da imaginação.

“É uma pesquisa que preza pela simplicidade e pela influência visual do cenário e trata de conceitos que condizem com o consumo desenfreado da sociedade. É também uma observação da sociedade pós-moderna em que vivemos”, comenta o autor da pesquisa, Zylipe Burguez. O trabalho nasceu de um curso de extensão vinculado ao Núcleo Criativo PalavrAção. O Imaginária Minimalista fica em exposição até o dia 30 de novembro.

Entre os dias 13 e 17 de novembro acontece a III Mostra de Teatro da UFPR. Este é o terceiro ano que o Núcleo Criativo PalavrAção traz os trabalhos produzidos dos cursos de extensão Arte Dramática. Quatro peças estarão em cartaz no Teatro da Reitoria: Flores de Plástico, Liberdade Liberdade, Quatro Contos & Uma Sorte e Por que Me Miras… Se Não Me Sacas A Bailar?

Haverá também uma roda de conversa após a exibição do vídeo-documentário da performance Ninguém É Ninguém. A performance foi realizada no dia 29 de setembro de 2017 no centro de Curitiba. A intenção foi experienciar a invisibilidade dos moradores de ruas e sensibilizar a realidade através da arte. O encontro vai promover a discussão da temática com a artista e doutora em Educação M. Inês Hamman e outros convidados.

Para mais informações, acesse a página da Cia PalavrAção.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR