Extensão e Cultura

Choix Goncourt vai debater e escolher obra literária para participar de prêmio francês prestigiado

Jéssica Tokarski     8 de junho de 2021 - 9h02

O Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, entre junho e outubro, o curso de extensão universitária Choix Goncourt. O curso tem o objetivo de debater obras literárias francesas e escolher uma para o Prix Goncourt, prêmio literário mais prestigiado da França.

O Prêmio é atribuído anualmente pela Academia Goncourt e, nos últimos anos, os institutos franceses de diferentes países organizam sua própria escolha para o evento que, em cada país, é chamada de Choix Goncourt.

Realizado em parceria com a Embaixada da França no Brasil, o evento da UFPR debaterá quatro obras francesas: Les impatientes, de Djaïli AMADOU AMAL; L’anomalie, de Hervé LE TELLIER; Thésée, sa vie nouvelle, de Camille de TOLEDO; e L’historiographe du Royaume, de Maël RENOUARD. As obras, em língua francesa, serão disponibilizadas aos participantes em formato digital e, após a análise, o grupo e selecionará uma delas para a deliberação final.

Os encontros serão realizados aos sábados, às 15 horas, pela plataforma Zoom, nas seguintes datas:  26 de junho, 24 de julho, 21 de agosto, 18 de setembro, 16 e 30 de outubro. Serão emitidos certificados de participação àqueles que tiverem, no mínimo, 75% de frequência  no curso.

Os interessados devem realizar inscrição por meio deste link.