+ UFPR

CHC recebe doação de materiais de proteção da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     8 de maio de 2020 - 13h14

O Complexo Hospital de Clínicas da UFPR recebeu mais 1000 protetores faciais e três caixas para intubação de pacientes que estão com Covid-19.  A doação foi realizada por um grupo multidisciplinar da Universidade Federal do Paraná que busca soluções de auxílio ao combate do Coronavírus a Rede Covid UFPR.

Caixas de intubação, em reprodução do modelo da UFPR

O desenvolvimento de protetores faciais é uma ação de extensão que atende profissionais da saúde, defesa civil e comunidades que se encontram na linha de frente da pandemia. Tudo é produzido com tecnologia de manufatura aditiva (impressão 3D) e material que visa proteger o rosto do usuário.

Já as caixas, em acrílico, formam uma barreira a mais de proteção para o profissional de saúde que precisa fazer a entubação de paciente. Assim como as máscaras e o protetor facial, a caixa funciona como um escudo protetor que segura os aerossóis e gotículas de uma pessoa contaminada.

“Em nome de todo CHC , quero agradecer a toda a universidade , e também aqueles que abraçaram a causa de proteção dos nossos funcionários . Isto mostra como somos grandes , inovadores e unidos”, registrou a superintendente do Complexeo, Claudete Reggiani.

Professor Trovon e superintendente do CHC (Foto: Divulgação)

No final do mês de abril, 500 unidades de face shields (protetores faciais de acrílico) produziadas pela rede também foram entregues. A Superintendente do Complexo HC, Claudete Reggiani, destacou o papel da Universidade nesse momento, ao produzir equipamentos de proteção individual, visando a garantia da segurança dos nossos profissionais. Segundo Alexandre Luis Trovon de Carvalho, professor do Departamento de Matemática, “foi uma produção feita exclusivamente para o HC respeitando critérios de segurança e qualidade que o próprio Hospital desenhou e precisa para o seu trabalho interno”.

Da Unidade de Comunicação do CHC, editado pela Sucom/UFPR.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus