Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Cerimônia encerra Escola de Verão sobre preservação de dados digitais com presença de professores da Alemanha

Superintendência de Comunicação Social     29 de março de 2019 - 21h07

Nesta quinta-feira (28/03), o campus do Jardim Botânico recebeu a cerimônia de encerramento da DAAD Summer School 2019, organizada pelo Curso de Pós-graduação de Informática da UFPR em parceria com a Universidade de Freiburg, na Alemanha. Métodos de gerenciamento de dados digitais utilizados em pesquisa e os conceitos e a preservação relacionados ao acesso destes dados no futuro foram os temas do evento. A mesa contou com a presença do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Francisco de Assis Mendonça, a vice-diretora do Setor de Ciências Exatas, Ana Luísa Lacava Lordello, dos professores convidados Gehard Schneider e Dirk von Suchodoletz e pelo professor Daniel Weingaertner, organizador do evento. O curso foi oferecido como uma disciplina transversal, projeto da PRPPG que abre a oportunidade a estudantes de pós-graduação de cursar uma disciplina fora de seu programa, com a possibilidade da modalidade de ensino à distância.

Encerramento DAAD Summer School 2019 – foto: Marcos Solivan

Lordello em seu discurso destacou a importância da internacionalização da universidade, interlocução acompanhada por Mendonça. “É muito bom, num momento tão difícil como o que passa o país, ver um curso da mais alta qualidade como este em nossa universidade”, comemorou o pró-reitor.

Schneider, um dos palestrantes do curso, lembrou da importância de eventos como estes, que permitem o contato com diferentes perspectivas. Sobre o tema, lembrou da importância de compreender o todo da questão que envolve o gerenciamento e o armazenamento de dados para garantir que possam ser acessíveis e compreensíveis no futuro. “Nós precisamos de rapidez no armazenamento de dados, precisamos de supercomputadores e também precisamos falar sobre os algoritmos utilizados. Podemos acabar perdendo pacotes (packages) de software e os dados que dependiam destes pacotes não poderão mais ser lidos. Precisamos discutir como manter estes dados compreensíveis não só tecnicamente mas também em seus significados”*.

Encerramento DAAD Summer School 2019 - foto: Marcos Solivan

Encerramento DAAD Summer School 2019 – foto: Marcos Solivan

O professor alemão lembrou que apesar da diferença dos contextos, os desafios são parecidos. “Os problemas precisam de diferentes soluções porque temos de considerar as diferentes situações políticas e de estrutura local, mas no fim tratamos do mesmo problema central, como manter os dados para o futuro de uma maneira que as pessoas daqui muitos anos possam ainda acessá-los e compreendê-los”*, afirmou o professor.

Encerramento DAAD Summer School 2019 - foto: Marcos Solivan

Encerramento DAAD Summer School 2019 – foto: Marcos Solivan

Weingaertner lembrou que em todas as áreas científicas se usam volumes cada vez maiores de dados e isso implica em diversas questões sobre o gerenciamento, privacidade, armazenamento e reprodução dessas informações. “É um desafio para a ciência da computação, como vamos garantir que os dados não se alterem a longo prazo? Um livro guardado na biblioteca, se não for destruído, vai manter as mesmas letras daqui a 100 anos, quando o dado é digital isso não é verdade, alguém pode alterá-lo, alguém pode falsificá-lo, são questões de extrema importância numa época em que a pesquisa se baseia cada vez mais numa grande quantidade de dados digitais”, completou.

Todas as aulas foram transmitidas ao vivo e estão disponível no Youtube, o que é fruto de uma parceria entre a PRPPG e a TV UFPR.

O curso foi destinado a estudantes de pós-graduação em Informática de universidades brasileiras, profissionais e pós-graduandos de outras áreas relacionadas à preservação de acervos digitais. Além de Schneider, palestraram no curso os professores Klaus Rechert, Dirk von Suchodoletz, Bernd Wiebelt e Jonathan Bauer, da Universidade de Freiburg, e os professor Cristopher Houser e Daniel Seybold, da Universidade de Ulm. Também palestraram os professores da UFPR, Luiz Eduardos Soares de Oliveira, Lígia Setenareski, Janete Back Estevão e Koralayne C. R. Lima, e, do Laboratório Nacional de Computação Científica, Bruno Schulze.

 

 

*Tradução livre de entrevista gravada

Por Rodrigo Choinski


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR