+ UFPR

Cerca de 5 mil calouros realizam registro acadêmico em diversos campi da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     27 de janeiro de 2020 - 11h33

Vindos de diferentes cidades paranaenses e de outros estados, os aprovados no Vestibular 2019/2020 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começaram a realizar o registro acadêmico durante o final de semana. Nesta segunda-feira (27), o procedimento continua nos campi da instituição.

No início da manhã, os calouros de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental foram os primeiros a realizar o registro no Prédio Histórico. De acordo com o diretor da Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência (Copap/Prograd), professor Julio Gomes, somente em Curitiba, a equipe da UFPR recebe 800 calouros por dia. “Aqui na capital são quase 50 servidores de toda a universidade trabalhando. Isso proporciona integração entre eles e os setores”, avalia.

Fotos: Marcos Solivan

Também nesta segunda acontecem os registros no Campus Avançado de Jandaia do Sul, Setor Litoral e Setor Palotina.

Os classificados na chamada geral, tanto para o primeiro como para o segundo semestre, precisam comparecer com a documentação, conforme horário e local definidos pelo edital nº 04/2020 –COPAP/NC/PROGRAD/UFPR, divulgado no site oficial do Núcleo de Concursos. O registro só pode ser realizado no campus expresso no edital.

Documentação e recurso

Para o registro, solicita-se a apresentação dos seguintes documentos originais acompanhados de uma fotocópia simples: documento de identificação; certidão de nascimento ou casamento; histórico escolar de ensino médio (completo) e certificado de conclusão de ensino médio; além do comprovante impresso de situação cadastral no CPF – deverá ser impresso pelo site da Receita Federal.

Serão aceitos como identificação os documentos elencados no item 10.9 do edital nº62/2019 – NC/PROGRAD. A carteira de identidade civil não poderá apresentar a condição “não alfabetizado”.

Candidatos estrangeiros devem levar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) Permanente. O RNE-Temporário ou Protocolo será aceito a título precário, com o compromisso de substituição pelo RNE-Permanente até o prazo de vencimento do documento apresentado.

Candidatos às vagas reservadas a estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo devem apresentar os documentos exigidos para fins de comprovação de renda, conforme estabelecido no item 9 do Guia do Candidato.

Aqueles aprovados nas vagas que requerem a formação integral do ensino médio em escola pública, independente da renda, devem apresentar declaração de que não cursaram o ensino médio em escola particular e declaração de que não possuem curso superior, conforme modelos disponibilizados no Guia do Candidato.

O Registro Acadêmico por procuração é aceito desde que o representante legal apresente documento oficial que o identifique e a procuração pública ou instrumento particular, com assinatura/firma reconhecida em cartório.

Segundo o diretor da Copap/Prograd, os candidatos poderão ingressar com recurso no prazo de dois dias úteis.

A confirmação de matrícula será realizada na secretaria de coordenação do curso, de acordo com o período previsto na declaração assinada na ocasião do registro, para confirmar e efetivar a ocupação da vaga. O não comparecimento caracteriza desistência e cancelamento do registro acadêmico.

Datas e locais

Conforme edital, o registro acadêmico segue nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro em Curitiba para as graduações da capital e de Pontal do Paraná, no Prédio Histórico da UFPR, localizado na Praça Santos Andrade, 50, 2º andar, Centro, Curitiba-PR (com entrada pela lateral da Rua XV de Novembro).

Nesta segunda (27) e terça-feira (28) os estudantes da UFPR Litoral (cursos de Matinhos) precisam levar a documentação na Unidade de Gestão Acadêmica – Rua Jaguariaíva, 512, Caiobá, Matinhos-PR.

Em Jandaia do Sul, o procedimento acontece dia 27 na Secretaria Acadêmica do Campus – Rua Dr. João Maximiano, 426, Centro, Jandaia do Sul-PR.

Os aprovados em Palotina e Terra Roxa devem comparecer, nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, na Secretaria do Campus – localizada na Rua Pioneiro, 2.153, Jardim Dallas, Palotina.

Os estudantes devem ficar atentos ao dia e horário destinado ao registro acadêmico de cada curso, pois o trâmite só acontecerá naquele momento.

Mais informações

Dúvidas sobre o Registro Acadêmico devem ser encaminhadas para o e-mail registroacademico2020@ufpr.br.

Leia mais notícias sobre o Vestibular 2019/2020 da UFPR aqui

As informações contidas nesta matéria não substituem àquelas divulgadas no edital e em materiais complementares divulgados pelo Núcleo de Concursos da UFPR, quaisquer divergências prevalecem àquelas contidas na documentação oficial.