Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Cerca de 5 mil calouros realizam registro acadêmico em diversos campi da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     27 de janeiro de 2020 - 11h33

Vindos de diferentes cidades paranaenses e de outros estados, os aprovados no Vestibular 2019/2020 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começaram a realizar o registro acadêmico durante o final de semana. Nesta segunda-feira (27), o procedimento continua nos campi da instituição.

No início da manhã, os calouros de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental foram os primeiros a realizar o registro no Prédio Histórico. De acordo com o diretor da Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência (Copap/Prograd), professor Julio Gomes, somente em Curitiba, a equipe da UFPR recebe 800 calouros por dia. “Aqui na capital são quase 50 servidores de toda a universidade trabalhando. Isso proporciona integração entre eles e os setores”, avalia.

Fotos: Marcos Solivan

Também nesta segunda acontecem os registros no Campus Avançado de Jandaia do Sul, Setor Litoral e Setor Palotina.

Os classificados na chamada geral, tanto para o primeiro como para o segundo semestre, precisam comparecer com a documentação, conforme horário e local definidos pelo edital nº 04/2020 –COPAP/NC/PROGRAD/UFPR, divulgado no site oficial do Núcleo de Concursos. O registro só pode ser realizado no campus expresso no edital.

Documentação e recurso

Para o registro, solicita-se a apresentação dos seguintes documentos originais acompanhados de uma fotocópia simples: documento de identificação; certidão de nascimento ou casamento; histórico escolar de ensino médio (completo) e certificado de conclusão de ensino médio; além do comprovante impresso de situação cadastral no CPF – deverá ser impresso pelo site da Receita Federal.

Serão aceitos como identificação os documentos elencados no item 10.9 do edital nº62/2019 – NC/PROGRAD. A carteira de identidade civil não poderá apresentar a condição “não alfabetizado”.

Candidatos estrangeiros devem levar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) Permanente. O RNE-Temporário ou Protocolo será aceito a título precário, com o compromisso de substituição pelo RNE-Permanente até o prazo de vencimento do documento apresentado.

Candidatos às vagas reservadas a estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo devem apresentar os documentos exigidos para fins de comprovação de renda, conforme estabelecido no item 9 do Guia do Candidato.

Aqueles aprovados nas vagas que requerem a formação integral do ensino médio em escola pública, independente da renda, devem apresentar declaração de que não cursaram o ensino médio em escola particular e declaração de que não possuem curso superior, conforme modelos disponibilizados no Guia do Candidato.

O Registro Acadêmico por procuração é aceito desde que o representante legal apresente documento oficial que o identifique e a procuração pública ou instrumento particular, com assinatura/firma reconhecida em cartório.

Segundo o diretor da Copap/Prograd, os candidatos poderão ingressar com recurso no prazo de dois dias úteis.

A confirmação de matrícula será realizada na secretaria de coordenação do curso, de acordo com o período previsto na declaração assinada na ocasião do registro, para confirmar e efetivar a ocupação da vaga. O não comparecimento caracteriza desistência e cancelamento do registro acadêmico.

Datas e locais

Conforme edital, o registro acadêmico segue nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro em Curitiba para as graduações da capital e de Pontal do Paraná, no Prédio Histórico da UFPR, localizado na Praça Santos Andrade, 50, 2º andar, Centro, Curitiba-PR (com entrada pela lateral da Rua XV de Novembro).

Nesta segunda (27) e terça-feira (28) os estudantes da UFPR Litoral (cursos de Matinhos) precisam levar a documentação na Unidade de Gestão Acadêmica – Rua Jaguariaíva, 512, Caiobá, Matinhos-PR.

Em Jandaia do Sul, o procedimento acontece dia 27 na Secretaria Acadêmica do Campus – Rua Dr. João Maximiano, 426, Centro, Jandaia do Sul-PR.

Os aprovados em Palotina e Terra Roxa devem comparecer, nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, na Secretaria do Campus – localizada na Rua Pioneiro, 2.153, Jardim Dallas, Palotina.

Os estudantes devem ficar atentos ao dia e horário destinado ao registro acadêmico de cada curso, pois o trâmite só acontecerá naquele momento.

Mais informações

Dúvidas sobre o Registro Acadêmico devem ser encaminhadas para o e-mail registroacademico2020@ufpr.br.

Leia mais notícias sobre o Vestibular 2019/2020 da UFPR aqui

As informações contidas nesta matéria não substituem àquelas divulgadas no edital e em materiais complementares divulgados pelo Núcleo de Concursos da UFPR, quaisquer divergências prevalecem àquelas contidas na documentação oficial.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR