Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cerca de 40 mil candidatos realizam prova do vestibular da UFPR; primeira fase teve 8,9% de faltantes

Dos 43.520 candidatos inscritos para o vestibular 2018/2019 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cerca de 3,8 mil faltaram à primeira fase, um percentual de 8,9% – no ano passado foram 8,5% de ausentes. As provas foram realizadas neste domingo (21) em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo, com início às 14h. A duração da prova foi de cinco horas e trinta minutos, com 90 questões objetivas – os portões abriram às 12h40 e fecharam às 13h30. Não houve registro de ocorrências envolvendo candidatos.

Provas foram realizadas neste domingo (21) em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo. Fotos: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

Para o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, esse é um momento importante de renovação da Universidade. “É um momento de interlocução e visibilidade da Universidade para a sociedade paranaense”, disse. Depois do fechamento dos portões, o reitor visitou algumas salas de provas no Centro Politécnico, em Curitiba, entre elas, para pessoas com deficiência. “A Universidade não é feita apenas de prédios, é feita também de pessoas, de afeto e de acolhimento”, disse. O reitor ainda afirmou que a UFPR oferece toda a estrutura para que a prova possa ser realizada da melhor maneira também por pessoas com deficiência, cumprindo a lei e a função de abrir as portas e ser inclusiva.

Preparação e torcida

Louryen Dinalva de Souza, 21, foi acompanhada da mãe e do filho até os portões
A candidata Louryen Dinalva de Souza foi ao local de prova acompanhada pela mãe e pelo filho

Na disputa por uma vaga no curso de Engenharia Civil, Louryen Dinalva de Souza, 21 anos, se preparou para a prova desde fevereiro. “Agora é fazer a prova, dar o melhor e passar. Escolhi a UFPR porque é a melhor universidade. Os melhores profissionais da área que conheço são formados pela UFPR. Não tem comparação”, disse.

A candidata foi ao local de prova, no Centro Politécnico, em Curitiba, acompanhada pela mãe, Maria Dinalva Souza, cabeleireira, 39, e o filho, Arthur de Souza da Silveira, 5. “É um sonho dela. Vim para tentar fazer com que ela fique mais calma e acredite nela. Acredito na capacitação dela”, disse a mãe de Louryen.

Vagas e inscritos

O vestibular 2018/2019 da UFPR oferece 5.421 vagas de graduação para ingresso em 2019 em 119 cursos, considerando opções de turno e habilitações. Do total de vagas, 50% são destinadas à concorrência geral e 50% para quem fez o ensino médio integralmente em escolas públicas, conforme prevê a legislação sobre o assunto. Essa parcela das vagas é dividida em dois campos de concorrência: o de candidatos de baixa renda e o de concorrentes com qualquer renda. Esses campos, por sua vez, abrangem, cada um deles, listas de concorrência às vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Reitor da UFPR visitou algumas salas de prova em Curitiba
Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, visitou algumas salas de prova no Centro Politécnico, em Curitiba

Ao todo, 43.520 candidatos se inscreveram para o vestibular, 31.075 para concorrência geral e 12.445 para cotas – destes, 2.001 passaram por bancas de validação de autodeclaração. As bancas aconteceram entre os dias 24 de setembro e 11 de outubro, 848 inscritos não compareceram e o resultado final com a avaliação dos recursos será no dia 25 de outubro.

Datas importantes

A convocação dos aprovados na primeira fase para a segunda fase do vestibular será no dia 5 de novembro e as provas da segunda fase acontecem nos dias 25 e 26 de novembro. No dia 25 será a prova de compreensão e produção de textos e no dia 26, as específicas e de habilidades específicas. A data provável para a divulgação do resultado final do vestibular é dia 11 de janeiro.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos da primeira fase do vestibular 2018/2019 da UFPR.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...