Ciência e Tecnologia

CEPPAD/UFPR abre os cursos de pós-graduação de 2015

Simone Meirelles     24 de março de 2015 - 13h55

Reitor Zaki Akel Sobrinho fala aos alunos durante a abertura dos cursos (foto Marcos Solivan)

O executivo Yoshio Kawakami, ex-presidente da Volvo América Latina e da Cummins Japan, foi o convidado especial para a aula inaugural dos cursos 2015 do Centro de Pesquisas e Pós-Graduação em Administração da UFPR (CEPPAD). O evento, realizado na noite da última segunda-feira (20), no campus Botânico, contou com a presença do reitor da universidade, Zaki Akel Sobrinho e autoridades universitárias.
Para o reitor, que também ministra aulas nas pós-graduações nas disciplinas de Marketing de Varejo e Introdução ao Marketing, o grande diferencial do CEPPAD é oferecer conhecimento aplicado. “Os docentes têm qualidade acadêmica e experiência na vida empresarial. O resultado é que a grande maioria dos nossos alunos chega aqui por indicação de egressos satisfeitos com os cursos”, observa
Yoshio Kawakami durante sua palestra

Em sua palestra, Yoshio Kawakami apresentou sua trajetória de vida, até chegar à presidência de área da Volvo América Latina, obtendo neste cargo crescimento notável da empresa. Em sua fala, ele ressaltou a importância de aprender sempre e entender as necessidades das pessoas, em qualquer situação. “As empresas são feitas de gente. É preciso saber colocar-se no lugar do outro, falar de forma clara para todos, ser mais que um gestor, ser um líder”. Para negócios no mundo globalizado, destacou que mais do que saber um idioma, é preciso conhecer a cultura de seu interlocutor. Na plateia, os novos alunos dos cursos do CEPPAD acompanharam atentos à palestra cheia de dicas para o desenvolvimento de carreira. Atualmente, Kawakami atua como consultor, é sócio e diretor executivo da Universidade da Experiência, na área de educação corporativa.
O CEPPAD está completando 24 anos de história. Segundo o professor Cleverson Cunha, coordenador do curso de MBA em Gestão Estratégica, o diferencial desta turma que entra é o alto nível dos alunos, que ocupam cargos ligados à tomada de decisão. “Fizemos uma seleção rigorosa, pois a experiência dos alunos enriquece as aulas”, diz. O curso teve cerca de 4 a 5 candidatos para cada uma das 45 vagas.
A coordenadora do curso de MBA em Marketing, professora Danielle Mantovani, garantiu que os alunos podem esperar um ano muito rico na UFPR. “Além das aulas, teremos diversas atividades acadêmicas, como palestras com profissionais de mercado, um módulo internacional e oportunidades de interação com a Escola de Administração da UFPR”, finalizou.