Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cepe aprova iniciativa para aprimorar o acolhimento e a adaptação de migrantes e refugiados

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou, na última sexta-feira (13), resolução que cria o Programa de Formação Suplementar: Ciclo de Acolhimento Acadêmico para Estudantes Refugiados (PFS-Refugiados). A iniciativa é destinada a estudantes da universidade que estejam na condição de refugiado, portador de visto humanitário ou migrante e tem o objetivo de proporcionar adaptação, acolhimento, integração e inserção à vida universitária e social do País, ampliando as chances de sucesso no processo de inclusão no contexto sociocultural brasileiro mediante a formação universitária.

Uma das ações do Ciclo é inserir na grade curricular, no início do curso de graduação, mais aulas de língua portuguesa voltada para a vida acadêmica, de informática e de direito brasileiro. Além disso, há a previsão de um acompanhamento psicológico mais intenso e da diminuição na carga de matérias.

Desde 2014, quase uma centena de estudantes foram admitidos na UFPR na condição de migrantes com visto humanitário e refugiados. Nesse sentido, o Programa visa eliminar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes ingressos na UFPR a partir de políticas que possibilitam a adaptação dos alunos nas atividades cotidianas, desde as de ordem econômica até as relativas à língua portuguesa, ao processo de estudo, à deficiência de base em algumas áreas de estudo e quanto à afetividade e demais aspectos culturais envolvidos no processo de retomada dos estudos em outra cultura.

A iniciativa foi idealizada pela Cátedra Sergio Vieira de Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) na UFPR, pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas, pela Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) e pela Agência UFPR Internacional (AUI).

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...