Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Centro Politécnico recebe Caravana PIC

Bruna Bertoldi Gonçalves     17 de outubro de 2018 - 17h10

A Caravana do Plano Institucional de Cultural (PIC) da UFPR foi realizada no Centro Politécnico nesta quarta-feira, 17, com exposições, rodas de conversas, oficinas e apresentações artísticas. As atividades estimulam o intercâmbio de conhecimentos e entendimentos sobre a cultura promovida por membros da Universidade. Durante o evento, foram coletadas informações sobre atividades e espaços culturais.

Apresentação musical realizada durante a Caravana PIC no Centro Politécnico. Fotos: Vinicius Costa – Proec/UFPR

A ação foi promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), em parceria com o Setor de Tecnologia, o Setor de Ciências da Terra, o Setor de Ciências Exatas e o Setor de Ciências Biológicas. O PIC/UFPR, documento que torna pública a política institucional para essa área, tem o objetivo de promover a igualdade por meio da educação e da cidadania, além de garantir o reconhecimento da diversidade e a valorização das culturas e suas expressões.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade, professor Leandro Franklin Gorsdorf, a caravana apresenta três pilares: diagnóstico, mobilização e prognóstico para o futuro. “Nesse sentido, a Caravana também tende a ter uma grande missão, que é a democratização da cultura – do que está sendo feito não apenas pela Proec, mas também a cultura que está sendo exercitada pelos coletivos e grupos de cada um dos campus que estamos passando. Estamos construindo uma ideia coletiva de cultura”, afirma. Membros da UFPR podem responder a um questionário on-line para mapear o perfil e a situação cultural da comunidade acadêmica.

“O PIC é um plano para durar 10 anos na Universidade. É a construção de uma política interna voltada à cultura. Nesse sentido, a nossa intenção foi trazer a Proec para dentro dos campus. Primeiro para as pessoas conhecerem o que é – hoje é composta da cultura, da extensão, da Editora UFPR, do MusA e do MAE – e, no segundo momento, abrimos um edital para que o próprio campus apresente o que faz em termos de cultura”, esclarece a coordenadora de Cultura da UFPR, professora Claudia Madruga Cunha.

A “Roda de Conversa Design Editorial” discutiu a produção da revista Tinteiro da Editora UFPR.

A exposição “Palavras do Paraná”, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, revelou detalhes das obras de 13 escritores paranaenses. Os participantes puderam conhecer o trabalho do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) e do Museu de Arte (MusA) da UFPR, com uma mostra do acervo. Uma visita monitorada ao Museu de Ciências Naturais também integrou a programação, que contou com práticas de meditação, apresentações musicais, rodas de conversa e atividades promovidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Espaço, Lazer e Cidade (Geplec), com práticas de lazer de forma reflexiva e lúdica. O “TOM – Caderno de Ensaios” foi apresentado ao público durante a Caravana no Centro Politécnico. “A proposta é fazer circular um caderno temático, que é sempre proposto de uma maneira bem inusitada. Ele é totalmente experimental: não tem temática, tamanho, formato fixo, e a estética varia de uma edição para a outra”, explica Claudia.

A exposição “Palavras do Paraná” apresentou detalhes de obras de escritores paranaenses.

O próximo espaço a receber a Caravana PIC será o Campus Reitoria, no dia 31 de outubro. A programação completa está disponível aqui.

Confira como foi a passagem da Caravana PIC no Prédio Histórico da UFPR em setembro.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR