Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Centro de assessoria de publicação acadêmica da UFPR inspira criação de mais um espaço de escrita no Brasil

O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), primeiro do Brasil, inspirou a criação de mais um espaço no país, no Rio Grande do Sul (RS). A Universidade de Caxias do Sul inaugurou na semana passada suas atividades direcionadas para suporte a publicações acadêmicas nos moldes do Capa da UFPR. Desde o ano passado, representantes das instituições dialogam e trocam ideias para a implantação do centro de escrita no RS.

“É um impacto que uma ação dentro da universidade pública em âmbito nacional teve em uma universidade particular. Ou seja, repercutiu em vários níveis”, avalia o diretor do Capa, Ron Martinez. Outras três universidades brasileiras já realizaram visitas técnicas para conhecer o espaço da UFPR, com interesse de iniciar atividades em suas instituições. Além disso, há um projeto que visa criar centros de escrita nas universidades estaduais do Paraná a partir da atuação do Capa da UFPR.

Universidade de Caxias do Sul inaugurou suas atividades direcionadas para suporte a publicações acadêmicas nos moldes do Capa da UFPR. Foto: Divulgação
Universidade de Caxias do Sul inaugurou suas atividades direcionadas para suporte a publicações acadêmicas nos moldes do Capa da UFPR. Foto: Divulgação

O intercambista norte-americano Daniel Persia, que atua no Capa da UFPR desde o ano passado, participou da inauguração na Universidade de Caxias do Sul e deu apoio no início das atividades. Persia já atuou em centros de escrita nos Estados Unidos e atualmente é líder regional no Paraná e em São Paulo do programa internacional English Teaching Assistant, que dá apoio a atividades com foco em língua inglesa no ensino superior ao redor do mundo. O financiamento é feito pela Fulbright, instituição de apoio à pesquisa dos Estados Unidos.

Para o intercambista, um espaço sobre o processo de escrita é de importância internacional. “Não importa o país. Todos os pesquisadores precisam desse espaço. A criação desse centro no Brasil, levando em conta o que acontece nos Estados Unidos, mas também vendo o outro lado e a realidade brasileira é muito interessante. Os pesquisadores publicam em português e em inglês”, avalia Persia. Ele explica que na universidade em que atuou nos Estados Unidos havia apenas assessoria de escrita e que na UFPR há também tradução e revisão de trabalhos, conforme a necessidade daqui.

Como funciona o Capa

O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da UFPR foi criado em 2016 inspirado na atuação dos centros de escrita dos Estados Unidos. O espaço brasileiro oferece assessoria, tradução e revisão de trabalhos acadêmicos, além de realizar eventos, como palestras relacionadas à produção científica.

Diretor do Capa da UFPR, Ron Martinez explica que o Centro surgiu para dar apoio aos pesquisadores ao longo do processo de escrita, seja em português ou em inglês. “No Brasil existe uma pressão muito grande para produzir e publicar pesquisas em revistas de circulação internacional. O Capa foi criado para ajudar nessa produção gratuitamente e como um espaço para dialogar sobre a escrita”, diz.

A equipe formada por 13 pessoas traduz e revisa cerca de 300 trabalhos por ano. A seleção é feita por meio de editais e atende aos 89 programas de pós-graduação da UFPR. “As produções estão tendo impacto muito grande, sendo inseridos internacionalmente em revistas de grande importância”, diz Martinez.

A assessoria para tirar dúvidas sobre o processo de escrita pode ser agendada por meio do site do Capa. Além disso, o Centro divulga informações sobre o processo de produção científica em sua página no Facebook.

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...