Extensão e Cultura

Cartilha elaborada em parceria com a UFPR orienta renovação dos Conselhos de Alimentação Escolar

Superintendência de Comunicação Social     19 de março de 2021 - 15h07

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou um material orientativo elaborado em parceria com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar do Paraná (CECANE PR), iniciativa da UFPR, para a renovação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE). O material, confeccionado com apoio de estudantes e professores da UFPR, pode ser acessado no site do órgão e orienta gestores e entidades sociais sobre os procedimentos para a escolha dos novos membros.

Foto: Divulgação FNDE – Cartilha para a renovação dos Conselhos de Alimentação escolar

Os CAEs são órgãos colegiados de fiscalização e assessoramento dos municípios que observam a concretização das políticas de alimentação escolar e avaliam a qualidade do serviço, em especial a implementação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para o qual os municípios recebem verbas do (FNDE). Compõe o conselho indicados do poder executivo, trabalhadores da educação, entidades civis e pais de alunos.

O CECANE-PR surgiu de uma parceria do FNDE e da UFPR e é vinculado ao Departamento de Nutrição, no Setor de Ciências da Saúde. O centro atua junto aos municípios paranaenses, realizando diversas ações de apoio e  melhoria da qualidade de gestão e do controle social do PNAE.

Link para acesso ao material orientativo