Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Capes seleciona projetos de pesquisa da UFPR em edital voltado a ciências forenses e segurança pública

Três projetos de pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão entre os 17 contemplados no edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltado a temas de ciência forense e segurança pública, cujo resultado preliminar foi divulgado nesta terça-feira (24). Os projetos abrangem iniciativas dos setores de Ciências Humanas (Departamento de Psicologia), Ciências Sociais Aplicadas (Gestão da Informação) e Ciências Exatas (Química).

Um dos selecionados foi o projeto “Seção de psicologia aplicada à investigação criminal”, coordenado por Adriano Furtado Holanda, professor do Departamento de Psicologia e coordenador do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno) da UFPR.

Também foi contemplado o projeto “Curadoria digital de dados e informações para prevenção da violência nas famílias e comunidades”, coordenado pela professora Denise Fukumi Tsunoda, do Departamento de Gestão da Informação.

O terceiro selecionado é o projeto “Desastres e segurança química: neutralização, monitoramento e rastreabilidade”, coordenado pela professora Elisa Souza Orth, do Departamento de Química e integrante do comitê gestor do Centro de Ciências Forenses da UFPR. Inaugurado em setembro, o centro reúne laboratórios do Setor de Ciências Exatas da UFPR que se dedicam ao tema.

Sobre o edital

A Capes informa ter recebido 156 propostas para o Edital 16/20, que integra o Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses (Procad – Segurança Pública e Ciências Forenses). O programa é voltado ao fomento da cooperação acadêmico-científica entre instituições de ensino Superior e órgãos de segurança pública.

Entre as áreas temáticas previstas no edital estão: biometria, genética forense, computação forense, processamento de local de crime, metrologias, rastreabilidade, ciência da dados, equipamentos de segurança, integração de bacos de dados, química e análise de políticas públicas. O edital é uma parceria com o Ministério da Justiça.

(Com informações da CCS/Capes)

Foto em destaque: Marcello Casal Jr./Agência Brasil


Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...