+ UFPR

Campus Jandaia inaugura sala em homenagem a Paulo Freire

Simone Meirelles     6 de outubro de 2021 - 12h06

Por iniciativa de um grupo de servidores do campus avançado Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná, o Conselho Diretor da unidade aprovou a proposição do batismo da nova sala de Prática Pedagógica com o nome “Paulo Freire Centenário 1921-2021”, em homenagem ao aniversário de 100 anos do patrono da educação brasileira.  A intenção é celebrar a vida e a obra de Paulo Freire, suas dezenas de títulos de doutor honoris causa, seus livros traduzidos em mais de 20 idiomas e sua posição como terceira referência acadêmica mais citada no mundo na área de Humanidades.  O mesmo grupo encomendou à artista Bianca Mol uma obra de arte inédita em homenagem a Paulo Freire, com a qual presenteará a instituição para que seja ornamentado o novo espaço acadêmico.

O evento de inauguração da sala “Paulo Freire Centenário” está previsto para 19 de outubro, às 19 h. Na ocasião, será aberta a exposição pública da obra de arte. Por fim, haverá uma apresentação exclusiva da peça de teatro “Paulo Freire: o andarilho da utopia” (já assistida por mais de 70 mil pessoas, aclamada em 12 estados brasileiros e indicada ao Prêmio Shell em 2019) ,  viabilizada pela APUFPR, pelo próprio campus e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

O evento será totalmente remoto, com a programação transmitida via Youtube pelo canal institucional (youtube.com/ufprjandaiadosul). A peça, em específico, será apresentada via plataforma digital Zoom, e será seguida por um bate-papo com a equipe de arte e produção sobre os ideais deixados por Freire para a educação e a sociedade brasileira.

Serviço do evento:

O quê? Cerimônia de Batismo da Sala Paulo Freire Centenário 1921-2021

Quando? Terça-feira, 19 de Outubro de 2021, 19 horas

Onde? Online, pelo canal no Youtube da UFPR Jandaia do Sul (@ufprjandaiadosul)

Como participar? Inscreva-se no canal e ative a notificação para o evento.

IMPORTANTE: O número de espectadores para a peça de teatro é limitado. Receberão o link de acesso apenas os/as inscritos/as previamente: https://forms.gle/xomRjnUFioTLcrMUA