+ UFPR

Campus Jandaia do Sul promove Semana do Meio Ambiente

Superintendência de Comunicação Social     12 de junho de 2019 - 15h25

O Campus Jandaia do Sul da UFPR organizou e sediou a edição local da Semana do Meio Ambiente em parceria com a Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí (Cooperval) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), alinhada à Semana Nacional do Meio Ambiente, realizada de 3 a 7 de junho de 2019.

A programação da Semana do Meio Ambiente em Jandaia do Sul contou com oficinas de educação ambiental, produção de sabão, feira de troca de livros, jardim vertical, reciclagem e ações educativas envolvendo estudantes do ensino fundamental da rede pública dos municípios de Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Marumbi e Cambira e o grupo da terceira idade da FlorArt Vida.

Alunos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção da UFPR participaram da organização da Semana do Meio Ambiente em Jandaia do Sul.

Cerca de 150 crianças e adolescentes e 20 mulheres foram recebidas pela UFPR e participaram de ações de educação ambiental organizadas pelos estudantes dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Computação e Licenciatura em Ciências Exatas e pelos estudantes dos projetos de extensão “Solo na Escola”, “Por Dentro do Computador” e “Práticas Ambientais Sustentáveis”.As intervenções realizadas pelos estudantes do projeto “Por Dentro do Computador” apresentaram conceitos de tecnologia e computação relacionados com o ciclo de vida dos produtos eletrônicos e a logística reversa, temas que, segundo o coordenador do projeto, professor Carlos Belletti, “devem ser lembrados no dia a dia de todos, visando melhores práticas econômicas, sociais e, principalmente, ambientais”.

Os estudantes dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção participaram da concepção e execução das ações da Semana do Meio Ambiente. Os estudantes de Engenharia Agrícola visitaram escolas da rede pública em Jandaia do Sul para revitalizar, junto com alunos do ensino fundamental e médio, painéis de arte de rua com motivos ambientais. Também planejaram e executaram nas escolas jardins verticais feitos com material reciclável.

A Feira de Troca Solidária promoveu a troca de livros por roupas e alimentos não-perecíveis que serão doados para instituições da região.

A programação incluiu a tradicional Feira de Troca Solidária, por meio da qual estudantes de Engenharia de Produção recebem doações de livros, expostos no hall de entrada do campus para serem trocados por agasalhos ou alimentos não perecíveis. Os donativos serão destinados a instituições de ação social em Jandaia do Sul. Em 2019 a feira ofereceu mais de 1.600 títulos.A oficina de produção de sabão a partir de óleo vegetal usado ficou a cargo da turma de Engenharia de Alimentos, que ensinou a receita para o grupo da terceira idade da FlorArt e para estudantes do ensino fundamental de Cambira. Aproximadamente 200 kg de sabão foram produzidos e serão doados às instituições filantrópicas do município.

A Semana do Meio Ambiente contou com uma cerimônia de homenagem ao aniversário de cinco anos de implantação do Campus Jandaia do Sul. A homenagem, realizada na manhã do dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente – consistiu no plantio de cinco mudas de ipês no estacionamento do Campus. O professor Raimundo Tostes, coordenador geral do evento, destacou que a maioria das pessoas pobres do mundo mora no campo e que mais de 60% dessa população é composta por mulheres. “Nada mais justo que, simbolicamente, as mudas sejam plantadas pelas mulheres do campus, servidoras ou estudantes, e da comunidade”, destacou o professor.

Muda de ipê plantada no dia 5 de junho em Jandaia do Sul em comemoração aos cinco anos do campus da UFPR.

As quatro primeiras mudas foram plantadas por uma representante da comunidade do Vale do Ivaí, uma servidora técnica-administrativa, uma servidora docente e duas estudantes. O plantio da última muda foi feita por Luís Henrique, de três anos, filho do vice-diretor do campus, professor José Padilha.  O professor Osvaldo Guedes, vice-coordenador do evento, destacou que “a adoção de uma nova consciência ambiental é uma obrigação cidadã e um ato de carinho com as futuras gerações”, e acrescentou: “não existe mudança de paradigma nos modelos de desenvolvimento sem mudança de paradigma na concepção ambiental individual”.

Durante a Semana do Meio Ambiente em Jandaia do Sul foram distribuídas mudas de árvores frutíferas e promovidas ações de educação ambiental na Feira do Produtor. Houve uma intervenção no restaurante universitário para alertar sobre o desperdício de alimentos. Confecção e exposição de maquete de um aterro sanitário, implantação de dispensários para pilhas e baterias usadas nos corredores dos prédios da UFPR, reforma de um coletor para recicláveis no estacionamento do campus e instalação de um novo coletor de recicláveis no hall da biblioteca, além de mensagens visuais de conscientização ambiental veiculadas nas redes sociais  também foram ações realizadas.

Quatro disciplinas – “Ciência, Tecnologia e Sociedade”, “Educação Ambiental”, “Gestão Ambiental” e “Introdução à Ciência do Solo” –  estiveram envolvidas em ações educativas. A estudante Sara Ferreira, do curso de Engenharia de Alimentos, declarou que “considera muito estimulante que na sua formação técnico-científica esteja incluída uma visão comprometida com a sustentabilidade”. O professor Marcelo Valério, docente dos cursos de Licenciatura, afirmou que “agenda ambiental é um elemento formativo essencial para os estudantes e deve significar um conjunto de compromissos que incluem maior justiça social, melhor bem estar comunitário e a urgente preservação do planeta”.

Com informações da equipe de Comunicação de Jandaia do Sul